Mercado Físico da Vaca – 19/04/10
19 de abril de 2010
Mercados Futuros – 20/04/10
22 de abril de 2010

Roberto Carvalheiro: Melhoramento Genético ajuda a melhorar a eficiência da pecuária

André Camargo, conversou sobre Melhoramento Genético com Roberto Carvalheiro sócio GenSys Consultores Associados e instrutor de Cursos Online da AgriPoint. "Melhoramento genético pode ajudar a melhorar da eficiência da produção pecuária. Não adianta o pecuarista investir em nutrição e outros tipos de manejo se o animal não tiver o potencial para traduzir esses investimentos em carcaças de qualidade".

André Camargo, conversou sobre Melhoramento Genético com Roberto Carvalheiro, que possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras, mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela FCAV-UNESP-Jaboticabal, doutorado em Zootecnia pela FCAV-UNESP-Jaboticabal e University of Guelph e pós-doutorado pela FCAVUNESP-Jaboticabal e University of New England, Austrália.

Carvalheiro é sócio GenSys Consultores Associados e instrutor de Cursos Online da AgriPoint. Tem ampla experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação genética, simulação, experimentação agropecuária, critérios de seleção, sistemas de cruzamento e acasalamento dirigido.

Leia abaixo um pouco do que foi discutido e assista o vídeo com a entrevista na íntegra:

“Melhoramento genético pode ajudar a melhorar da eficiência da produção pecuária. Não adianta o pecuarista investir em nutrição e outros tipos de manejo se o animal não tiver o potencial para traduzir esses investimentos em carcaças de qualidade”.

“O melhoramento é o final de uma série de etapas simples, como coleta de informações individuais do animais, interpretação de relatórios e avaliações, definição de acasalamentos, entre outros. Essas etapas na sua maioria são procedimentos simples e de pouco glamour, mas que quando feitos de forma correta e consistente e seguindo padrões adequados trazem retornos interessantes”.

“É importante se preocupar com características relacionadas com a funcionalidade, adaptabilidade e precocidade. Ao invés de focar o melhoramento apenas no aumento de peso, fator que pode até causar problemas para a produção, como animais com peso adulto muito elevado e dificuldades de parição”.

“O que se busca hoje é uma carcaça com peso adequado, que varia de 15 a 19 arrobas, com acabamento adequado (3 a 6 mm), produzida no menor tempo possível. Temos alguns programas que já conseguem atingir esses quesitos com animais, criados praticamente a pasto, com menos de 2 anos”.

“Muitos criadores entram nos programas de melhoramento genético para produzir tourinhos, mas essa não deve ser a principal motivação. A venda de tourinhos deve ser a consequencia de um trabalho bem feito”.

“O melhoramento trabalha, basicamente, com duas grandes ferramentas: a seleção (definição de quais animais irão fazer parte da estação de monta) e o acasalamento (definição de qual touro será acasalado com qual vaca)”.

“Para garantir o sucesso da adoção deste tipo de tecnologia é importante definir quais as características devem ser melhoradas. Depois a cada safra é preciso realizar uma consistente coleta de dados, envio dessas informações para a central de avaliação e análise dos resultados da avaliação genética”.

“Não adianta guardar os relatórios na gaveta. É preciso trabalhar em cima dos resultados da avaliação genética”.

“A qualidade da coleta de dados é muito importante. Se entrar lixo vai sair lixo”.

“Biotécnicas reprodutivas, quando bem utilizadas, ajudam muito o melhoramento, pois conseguem disseminar boas características de forma massal”.

“O uso de marcadores moleculares é uma tecnologia nova e bastante interessante, que trará informações adicionais para que sejam calculadas DEPs mais precisas. As informações conseguidas com o uso de marcadores, somadas às avaliações de fenótipo e de pedigree, podem ajudar na predição mais exata do mérito genético do animal para uma determinada característica”.

“Com a adequação do genótipo ao sistema de produção é possível produzir carne com mais eficiência, assim o uso do melhoramento genético contribui para uma produção mais sustentável”.

Começa no dia 29 de abril o Curso Online Melhoramento Genético em Bovinos de Corte, ministrado por Roberto Carvalheiro. Nos 5 módulos deste curso serão abordados como o melhoramento genético pode aumentar produtividade do seu rebanho; como escolher quais características devem ser melhoradas e quais são os melhores touros através do uso de DEP, sumários e avaliações genéticas; qual a contribuição biotécnicas reprodutivas no melhoramento genético; como avaliar o progresso genético do seu rebanho, através de critérios e parâmetros de seleção; e como utilizar os resultados das avaliações genéticas; entre outros assuntos.

Clique aqui para ver a programação completa e faça sua inscrição!

0 Comments

  1. Alison Miranda Santos disse:

    Parabens pela entrevista, e principalmente pelo conteúdo técnico, sem duvida o melhoramento genético passa a ser visto com uma ferramenta indispensável nos sistemas de produção modernos e lucrativos. Eu acompanho a tragetoria de Roberto e tenho a convicção que este jovem vai contribuir e muito para nossa pecuaria.

plugins premium WordPress