A atividade pecuária no estado de Rondônia: conjecturas e alertas
16 de janeiro de 2004
Franceses conhecem agropecuária do Brasil
20 de janeiro de 2004

Rodrigues se reúne amanhã com ministros russos

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, integra a missão brasileira que fará uma nova ofensiva para ampliar a participação dos produtos agropecuários do País no mercado internacional. Acompanhado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e de representantes de cadeias produtivas do agronegócio, Rodrigues viajou para a Rússia no sábado (17) à noite.

Amanhã, ele manterá audiências com autoridades russas. Em pauta, a revisão das cotas de exportação de carnes bovina, suína e de frango do Brasil para a Rússia, o sistema russo de tarifas para importação de açúcar e a agenda da próxima reunião do grupo de trabalho criado pelos dois países para negociar temas agropecuários.

Nos encontros que manterá na tarde de terça-feira com os ministros russos da Agricultura, Alexei V. Gordeev, e de Negócios Estrangeiros, Igor Ivanov, Rodrigues reafirmará a preocupação do governo brasileiro com as cotas de importação de carnes adotadas pelo país. Pelos critérios estabelecidos pela Rússia, o Brasil terá de disputar com outros fornecedores cotas de exportação de 179,5 mil toneladas para a carne suína, 68 mil toneladas para a de frango e 68 mil toneladas para a bovina. “A decisão russa de fixar cotas é prejudicial ao agronegócio brasileiro e não condiz com o nosso potencial exportador”, afirmou Rodrigues. Por isso, ele insistirá na necessidade de que a Rússia reveja seu sistema de cotas de importação para o complexo carnes.

O ministro negociará também a definição de critérios para habilitação de frigoríficos e requisitos sanitários para os certificados que acompanham a exportação. “Nossa intenção é criar condições para promover uma maior aproximação entre os exportadores brasileiros de diferentes setores e os importadores russos, para intensificar os negócios entre eles”, disse Rodrigues.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.