A Agencia de Defesa Sanitária de Rondônia (Idaron) incinerou ontem pela manhã, em Porto Velho (RO), duas cargas de couro bovino e bubalino oriundas do estado do Amazonas, onde há cerca de 20 dias foi detectado foco de febre aftosa, no município de Careiro da Várzea. As duas cargas correspondem a 41 toneladas e foram incineradas em uma madeireira no quilômetro 16 da BR-364.
As duas cargas vinham do Amazonas, mas o destino não era o mesmo. A carreta frigorífica tinha como destino, segundo Márcio Alex Petró, gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, o Estado do Rio Grande do Sul. A outra carga, em um caminhão, seria descarregada em Minas Gerais.
As cargas foram apreendidas na tarde de quarta-feira no posto de fiscalização do Belmont. “Não temos certeza se o couro está contaminado. Mas a legislação é clara. Todo produto e subproduto de origem animal de um estado com foco de aftosa terá que ser destruído, evitando que a contaminação se espalhe”, explica Petró, alertando que essa é terceira carga vinda do Amazonas destruída nesta semana.
Fonte: Folha de Rondônia, adaptado por Equipe BeefPoint