Mercado Futuro II
8 de agosto de 2003
Câmara Setorial da Carne Bovina apresenta mudanças para Sisbov
12 de agosto de 2003

RS: CPI das Carnes ouve representantes da indústria

Hoje, a partir das 14h, integrantes da CPI da Carne do RS ouvem o depoimento de representantes da indústria e atacado. A reunião ocorre na Sala José Antônio Lutzenberguer, no 4o andar da Assembléia Legislativa. Serão ouvidos os presidentes dos sindicatos da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Aristides Vogt, da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Mauro Lopes, e do Comércio Atacadista de Carnes Frescas e Congeladas (Sindicarnes), Marcos Lunardelli.

Na quinta-feira (07), os membros da CPI da Carne se reuniram na AL e aprovaram diversos requerimentos que garantirão o andamento dos trabalhos da comissão. Entre outras medidas, será solicitado à Secretaria de Estado da Agricultura, laudo técnico para avaliar o custo de produção de bovinos e suínos.

Os deputados também aprovaram o pedido das cópias de notas e contra-notas de fichas de vacinação e todos os dados disponíveis da fiscalização sanitária nos últimos cinco anos.

Outra decisão diz respeito à movimentação financeira de indústrias e frigoríficos. Os pedidos de informações serão encaminhados ao Banco Central, através de ato administrativo e, se for preciso, haverá quebra de sigilo bancário.

Também foi decidido realizar reunião de trabalho em Brasília. A audiência contará com a presença de representantes da Secretaria de Direito Econômico e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O presidente da CPI, deputado Jerônimo Goergen (PP), destacou que o objetivo é agilizar a punição de quem venha a ser responsabilizado judicialmente. “Os eventuais responsáveis pelo abuso de poder econômico devem responder em juízo. É isso que queremos. Só assim poderemos reestruturar a cadeia da carne gaúcha”.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress