Mercado Físico da Vaca – 22/01/09
22 de janeiro de 2009
Mercados Futuros – 23/01/09
26 de janeiro de 2009

RS: europeus vistoriam fazenda em Bagé

O segundo dia de auditoria dos europeus no Rio Grande do Sul priorizou a inspeção minuciosa de controles de movimentação de gado e de identificação de animais rastreados de uma das 60 fazendas gaúchas autorizadas a exportar carne bovina in natura para a União Europeia, a Santa Terezinha, em Bagé.

O segundo dia de auditoria dos europeus no Rio Grande do Sul priorizou a inspeção minuciosa de controles de movimentação de gado e de identificação de animais rastreados de uma das 60 fazendas gaúchas autorizadas a exportar carne bovina in natura para a União Europeia, a Santa Terezinha, em Bagé.

Os auditores passaram quatro horas verificando documentos, principalmente as comunicações individuais de recolocação de brincos. A perda da identificação de um exemplar foi justamente o motivo pelo qual a propriedade arrendada por Mauro Pilz, diretor do Frigorífico Mercosul, acabou reprovada na auditoria do Ministério da Agricultura, em junho. A retomada da habilitação para a UE veio em outubro após medidas corretivas como qualificação do pessoal a campo e dos sistemas de controle.

O chefe da divisão de sanidade do Mapa, Bernardo Todeschini, acredita que, a partir da comprovação dos avanços do sistema de rastreabilidade nacional no último ano, haverá espaço para negociar adaptações das regras à realidade brasileira.

Entre as peculiaridades que dificultam o andamento do processo estão o tamanho dos rebanhos e a criação a pasto. “A zona livre de aftosa está crescendo, progredimos em todos os controles relativos à rastreabilidade e cumprimos regras internacionais, elementos que sinalizam a segurança do país”, avaliou. Segundo Todeschini, os europeus gostaram da propriedade e consideram a documentação apropriada.

O responsável pelo manejo na propriedade, Milton Pedroso, estava nervoso. “Chego a estar com a boca seca, essa auditoria esta valendo não só para nós, mas para todo o sistema de rastreabilidade gaúcha”, disse.

Dos 400 bovinos, 36 foram inspecionados. Para ser aprovada, a Santa Terezinha eliminou gargalos. Adotou o uso de botton além do brinco para facilitar a rebrincagem.

Em seguida, os europeus foram à Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Bagé conferir dados do monitoramento de circulação viral de aftosa.

Hoje, a missão europeia encerra o roteiro no Rio Grande do Sul com visita à Fazenda Recreio, em Bagé. Os auditores seguem, ainda nesta sexta-feira, para São Paulo, onde passam o final de semana. Na segunda, eles viajam para Goiás e Mato Grosso para inspeção em fazendas e frigoríficos. A equipe faz parte de um grupo de 10 veterinários que está percorrendo oito estados exportadores habilitados e conferindo o sistema de defesa de Bahia, Sergipe e Pernambuco.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou que mantém expectativa otimista com relação à comitiva europeia que visita o país. “Muitos problemas foram resolvidos. Esperamos que possamos retomar em dois anos o patamar de vendas de antes do embargo”, apontou.

A matéria é de Patricia Meira, publicada no Correio do Povo/RS, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress