O Brasil ganhou um aliado de peso na luta contra o embargo europeu. Em sua visita ao país, os russos manifestaram apoio às negociações das autoridades brasileiras com Bruxelas. Após reunir-se com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Sergei Dankvert, disse que a carne brasileira é de qualidade e defendeu transparência nas negociações comerciais. Segundo ele, todos os países têm problemas e o Brasil não é exceção.
O Brasil ganhou um aliado de peso na luta contra o embargo europeu. Em sua visita ao país, os russos manifestaram apoio às negociações das autoridades brasileiras com Bruxelas.
Após reunir-se com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o chefe do Serviço Veterinário e Fitossanitário da Rússia, Sergei Dankvert, disse que a carne brasileira é de qualidade e defendeu transparência nas negociações comerciais. Segundo ele, todos os países têm problemas e o Brasil não é exceção.
Segundo reportagem de Fabíola Salvador, do O Estado de S.Paulo, Dankvert e Stephanes confirmaram a habilitação de mais de 40 frigoríficos brasileiros para vender carne para a Rússia. A área habilitada foi ampliada para 16 estados.
O executivo afirmou que seu país nunca tratou os problemas comerciais com o Brasil do ponto de vista político. “Os russos são muito exigentes em termos sanitários, mas não impõem barreiras por questões comerciais”, concordou Stephanes.
Dankvert contou que seu país suspendeu as importações de carne suína da Bulgária e da Romênia depois de 700 focos de peste suína clássica nos dois países, no ano passado. “Se fôssemos agir como a Comunidade Européia age com o Brasil, nós deveríamos fechar todas as importações.”
O russo ainda elogiou a disposição do governo brasileiro em organizar as missões técnicas. “Não conseguiríamos organizar uma missão como essa na UE.”
Veja mais notícias sobre posições russas em relação às importações de carne:
[25/08/2006] EUA: Rússia ameaça reduzir cotas por apoio na OMC
[10/08/2006] Rússia resiste em abrir estados produtores de suínos
[09/05/2006] Pedro de Camargo, sobre Rússia: país precisa se impor
[22/11/2004] Governo do RS considera embargo russo injustificável
[13/10/2004] Rússia mantém embargo à carne brasileira
[27/09/2004] Furlan considera decisão da Rússia sobre carne um exagero
[23/09/2004] Motivo do embargo russo pode estar ligado a OMC
[21/09/2004] Pressão da Rússia pode estar atrelada ao trigo
[16/07/2004] Rússia se diz cansada das reclamações brasileiras
[05/07/2004] Barreiras contra produtos brasileiros devem aumentar
[19/06/2004] Rússia suspende compra de carne do Brasil
[03/02/2004] Brasil ameaça Rússia na OMC
0 Comments
Precisamos emprestar os óculos que os russos estão usando aos europeus, pois é revoltante o que eles estão fazendo com a pecuária nacional , onde a maioria se esforça para se legalizar e não tem o reconhecimento merecido.
Ótima , só assim como pessoas como vcs vamos acabar com esse embargo ridiculo europeu …
Realmente os europeus se esquecem que ao contrário deles, o Brasil não tem o mortal (em humanos principalmente) mal da vaca louca.
Senhores, até o poste da esquina está percebendo a manobra dos europeus.
Acontece que a nossa carne era vendida a US 2.200 p/ tonelada, quando o boi estava a menos de U$ 20,00 p/@ , e agora estamos num patamar de U$ 40 a 42 . Os Europeus necessitam da nossa carne, desesperadamente, só não querem pagar o preço de mercado. Tentaram impor essa barreira, num momento de escassez de boi, foi um tiro no próprio pé. Imaginem esse embargo a 1 ano atraz, seria um desastre, o boi viria para R$ 30,00 a @.
Lembram o que a China fez com o Brasil em 2003, suspendeu a importação de soja, dizendo que tinha resíduo de glifosato, recusou 30 navios carregados que já se encontravam em alto mar,… e o preço da soja despencou. Os Europeus, esse povo tido como sério, estão tentando a mesma manobra. Tentam derrubar o preço da carne, e do boi. Só que dessa vez não deu certo, estamos num momento de pouco boi.
Deixem os Europeus.
Essa declaração do representante russo é uma manifestação de coerencia comercial com o produto brasileiro (carne).
Que essa matéria não seja apenas para inglês ver. Mas que seja também para irlandeses ver.
Certamente, apoio do governo do mercado que disputa com a UE a posição de principal destino da nossa carne fortalece nossa posição.
Apenas me surpreende afirmar que a Rússia não trata dos problemas comerciais do ponto de vista político. Basta avaliar o tempo em que Santa Catarina (cujo status sanitário é superior a todos os outros estados segundo a OIE) ficou impedida de exportar carnes para a Rússia diante do enorme potencial desse estado em competir na área de carne suína com a Rússia, setor muito protegido naquele país.
Sobre tais barreiras, fico cada vez mais convencido que a globalização competitiva chegou para quase todos os setores, exceção para aqueles que envolvem os produtores rurais dos países desenvolvidos.
Forte abraço a todos,