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Rússia quer ampliar comércio com Brasil

A ampliação das cotas de importação para as carnes brasileiras pela Rússia é uma questão de negociação, “que não se resolve de um dia para outro”, disse ontem na Agrishow o embaixador do país no Brasil, Vladimir Tyurdenev. Ele lembrou que a Rússia já é um dos principais compradores de carne suína e de frango do Brasil, além de recentemente ter levantado o embargo à carne bovina brasileira, restringindo a importação apenas de estados do Norte, próximos do local onde foi registrado foco de febre aftosa.

Segundo ele, por ser um tradicional comprador de produtos agrícolas do Brasil, “além de carnes, açúcar e café” a Rússia está querendo ampliar o comércio bilateral entre os dois países, hoje de US$ 2 bilhões ano, para produtos de maior valor agregado. Ele citou a compra de três aviões da Embraer e a formação de uma joint venture com a empresa brasileira para fabricação local. “Soubemos do interesse de empresas brasileiras que produzem tratores de abrir fábrica na Rússia e de frigoríficos que gostariam de instalar unidades no país. Se esses projetos se concretizarem darão um curso importante ao nosso comércio bilateral, ampliando a pauta e aumentando o percentual de produtos de maior valor agregado”, disse Tyurdenev.

Mais comedido, o embaixador da China, Jiang Yuande, um dos 20 embaixadores que visitaram a Agrishow, disse ter vindo à Ribeirão Preto para “conhecer melhor o potencial do Brasil”. Segundo ele, a China importou seis milhões de toneladas de soja em grão do Brasil no ano passado, fora outros produtos do complexo. Ele disse que o país deve aumentar as compras do produto, mas não quis dizer qual seria o volume. “Estamos interessados no etanol brasileiro, que deve ser mais um item na pauta de importações do Brasil”, afirmou.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que ao convidar os embaixadores para visitar a Agrishow quis mostrar “que o Brasil é extremamente competitivo na agricultura e a Agrishow é uma vitrine dessa tecnologia e dessa competitividade”. Para o embaixador Maurício Cortes Costa, assessor especial de Rodrigues, produtos novos precisam ser conhecidos e a Agrishow é uma grande oportunidade para isso. “Especialmente equipamentos e novas tecnologias”, disse.

Fonte: Estadão/Agronegócios (por Jane Miklasevicius e Gustavo Porto), adaptado por Equipe BeefPoint

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