A Rússia decretou um embargo temporário à importação de bovinos vivos provenientes da Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França, países atingidos por uma doença do gado causada pelo vírus Schmallenberg.
A Rússia decretou um embargo temporário à importação de bovinos vivos provenientes da Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França, países atingidos por uma doença do gado causada pelo vírus Schmallenberg. O anúncio do embargo foi feito pela agência RIA-Nóvosti, citando o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor). Os embargos começaram no dia 1º de fevereiro.
Supõe-se que o vírus Schmallenberg (que leva o nome da cidade onde foi descoberto pela primeira vez) é transportado por insetos. Em animais adultos, a infeção se manifesta com febre, diminuição na produção de leite e outros sintomas. Os descendentes de animais infectados nascem com deformidades e morrem ainda muito novos. Especialistas apontam enormes prejuízos financeiros decorrentes da propagação da nova doença. Estudos realizados pelo Instituto Holandês de Saúde e Meio Ambiente e pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças não descartam a hipótese de infecção do homem pelo vírus, mas consideram-na pouco provável.
Preocupado com surtos maciços da doença em cinco países da Europa (Holanda, Bélgica, Alemanha, França e Reino Unido), o Rosselkhoznadzor se reuniu com representantes da União Europeia, segundo um comunicado da vigilância veterinária russa divulgado em 31 de janeiro. O Rosselkhoznadzor ofereceu à União Europeia a ajuda de virologistas russos para realizar pesquisas conjuntas sobre a biologia do novo vírus e elaborar um sistema de medidas eficazes para o diagnóstico e combate à doença por ele causada.
Leia notícia sobre a identificação da nova doença causada pelo vírus Schmallenberg aqui.
Fonte: Gazeta Russa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.