O setor de produção pecuária da Rússia continuou apresentando declínio de janeiro a agosto deste ano, apesar de algumas melhoras registradas nos últimos meses, informou o Serviço Federal de Estatísticas do país.
Em agosto, a produção de carnes caiu 0,2% com relação ao ano anterior, para 500 mil toneladas em peso vivo, e de janeiro a agosto, o declínio foi de 1,8%, para 3,5 milhões de toneladas.
Em 2004, a produção de carnes da Rússia declinou 0,3% com relação ao ano anterior, para 7,7 milhões de toneladas. Esta queda seguiu o aumento de 4,9% ocorrido em 2003.
Os níveis de produção de carnes na Rússia estão sendo sustentados principalmente pela expansão na produção de carne de aves. Entretanto, esse crescimento não compensou totalmente a menor produção nos setores de carne bovina e suína.
O número de animais continua caindo na Rússia, apesar de não tão rapidamente como antes. O número de bovinos caiu 7,2% com relação ao ano anterior, para 23,3 milhões de cabeças, enquanto o declínio mensal ficou em 2,7%.
O setor pecuário da Rússia foi afetado no ano passado pelos altos preços dos grãos e dos alimentos animais após uma colheita relativamente ruim em 2003. Os preços dos grãos e dos alimentos animais permaneceram relativamente altos apesar da ampla oferta nas colheitas de 2004 e 2005.
Entretanto, o Ministério da Agricultura russo previu um aumento na produção de carnes neste ano, principalmente baseado no desenvolvimento do setor de carne de aves.
Fonte: Dow Jones Newswires, adaptado por Equipe BeefPoint