Mercado Físico da Vaca – 16/03/09
16 de março de 2009
Mercados Futuros – 17/03/09
18 de março de 2009

Sadia confirma negociações com a rival Perdigão

Em fato relevante enviado ontem (16) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Sadia diz que vem analisando "diversas operações de natureza societária". "Nesse âmbito, incluem-se também a realização de entendimentos recentes com a Perdigão, com vistas a analisar a viabilidade e a convergência de interesses em algum tipo de associação." Em comunicado ao mercado, a Perdigão informou que não há, nesta data, qualquer negociação em curso.

Em fato relevante enviado ontem (16) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Sadia diz que vem analisando “diversas operações de natureza societária”. “Nesse âmbito, incluem-se também a realização de entendimentos recentes com a Perdigão, com vistas a analisar a viabilidade e a convergência de interesses em algum tipo de associação.”

O comunicado veio depois de as ações da empresa subirem 2,15% no pregão de ontem da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), após a informação da revista Veja de que as empresas estavam conversando. Os papéis da Perdigão tiveram um desempenho ainda melhor, com alta de 2,35%, em um dia em que a bolsa recuou 1,05%.

Tanto Sadia quanto Perdigão buscam, com a redução de custos, fortalecer o caixa para obter capital de giro. Entre as áreas que devem ter os maiores ganhos de sinergia, estão transporte e logística, com união de entregas ao varejo e de centros de distribuição. Esse enxugamento de estrutura pode também implicar corte de pessoal, além de retardar ou suspender projetos. No início do ano, a Sadia anunciou o corte de 350 trabalhadores no setor administrativo.

A grande busca da Sadia é por uma forma rápida de capitalização. A empresa já negociou com vários fundos de investimento, e estava disposta a vender pelo menos 20% do capital. Mas nenhuma das negociações foi à frente. Em entrevista ao Estado dada no mês passado, o presidente do conselho de administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan, afirmou que todos os possíveis sócios queriam pagar pouco para ter muito da empresa. O executivo afirmou que iria esperar o anúncio dos resultados do quarto trimestre, quando todos conheceriam a real situação da empresa, para voltar à mesa de negociações.

Ele disse acreditar que a nova regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que obriga as empresas a reconhecerem no balanço todos os compromissos negativos futuros, dará mais transparência aos números da Sadia, permitindo uma avaliação mais fiel da atual situação da empresa. “Uma vez reconhecido o lado negativo no balanço, daí para frente vai ser “business as usual” (negócios normais). Vai ficar mais claro o que a companhia é realmente, sem a poluição desse desastre (dos derivativos).”

Para o consultor da área de alimentos Enzo Donna, uma eventual fusão entre Perdigão e Sadia poderia ser positiva, mas também trazer alguns problemas do ponto de vista operacional, já que há muita duplicidade de operações. Para um executivo do setor de alimentos, esse é um negócio difícil por natureza, mas que se torna ainda mais complicado por causa do atual cenário econômico e por causa da delicada situação financeira da Sadia.

Em comunicado ao mercado divulgado na noite de ontem (16), a Perdigão S.A. em atendimento à determinação da CVM contida no Ofício/CVM/SEP/GEA-2/Nº 77/09 e à vista da nota da coluna Radar, da Revista Veja, de 15 de março de 2009, sob o título “A Sadigão ressuscita”, comunicou, nos termos da Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, que, embora tenham se desenvolvido discussões preliminares para uma eventual associação entre a companhia e a Sadia S.A., as partes não chegaram a qualquer entendimento sobre a matéria. Desta forma, não há, nesta data, qualquer negociação em curso.

As informações são do Estado de SP, Folha de SP e da Perdigão, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress