Mercado Físico da Vaca – 20/09/10
20 de setembro de 2010
Mercados Futuros – 21/09/10
22 de setembro de 2010

Saiba como a Homeopatia pode reduzir o estresse animal e potencializar os resultados na reprodução

No atual contexto moderno industrial o foco é a produtividade e esta serve como guia para que as atuais práticas de exploração animal busquem ampliar o desempenho individual ao máximo.

Existem diferentes modelos de manejo, alguns com maior ou menor pressão, que, via de regra, produzem resultados antagônicos, ou seja, se muito exagerados, acabam comprometendo a saúde animal, elevando o custo com medicamentos e reduzindo sua utilização ao longo do tempo; se pouco intensos, acabam comprometendo a viabilidade econômica da exploração, levando a quebra ou saída do setor.

Na moderna exploração animal há pouco espaço para rebanhos de dupla aptidão. A busca pela genética ideal, dentro de um determinado ambiente, é a regra. Sistemas pecuários intensivos, via de regra, também são grandes fábricas de alimentos. Alimento custa dinheiro. Desta forma, a melhor genética, além da produção individual, também é avaliada quanto à conversão dos alimentos ofertados, sejam quilos de ganho de peso, litros de leite ou números de bezerros produzidos/ano. Ser mais resistente e melhor adaptado às exigências do manejo, uma vez definido como manejar os animais, o produtor irá incessantemente selecionar os melhores animais para aquele determinado tipo de situação.

Novas propostas de manejo animal com o uso de abordagens tecnológicas diferenciadas seja na nutrição, na sanidade, na reprodução etc…, têm sido disponibilizadas aos produtores. Diversas têm sido colocadas em prática, pois proporcionam neste ou naquele determinado ´momento´ da propriedade, a melhor solução.

De forma simples, pode-se afirmar que a principal característica da propriedade moderna é a presença constante de um grande estresse animal, fruto da ação humana ao explorar intensamente os rebanhos.

Em todas as explorações de produção animal, intensivas ou não, a Cadeia Produtiva tem seu início com Ciclo Reprodutivo. Obter índices de reprodução razoáveis, ao longo dos anos, é um dos maiores gargalos enfrentados pelos criadores, devido ao fato de que o resultado final – percentual de prenhez – sofre a influência de diversos fatores.

As inter-relações entre Nutrição, Sanidade e Manejo são complexas e podem ocorrer de forma simultânea mascarando ou dificultando a identificação, pelo produtor, da principal causa de eventuais maus resultados.

A baixa eficiência reprodutiva dos rebanhos brasileiros tem sido apontada hoje, como uma das causas que comprometem a produtividade e os lucros do produtor. E, geralmente é caracterizada por distúrbios como: anestro, repetição de cio, retenção de placenta, baixas taxas de concepção, mortalidade embrionária, ciclo estral irregular, etc, tendo por conseqüência o aumento no período de serviço, intervalo entre partos (IP), redução da vida útil da fêmea, além de problemas como o descarte, no caso de animais reprodutores.

A busca pela redução destes fatores fez com que a Homeopatia Populacional se tornasse mais uma das ferramentas de uso do produtor. Por se tratar de medicamentos naturais, que visam principalmente o bem estar animal, esta terapêutica esta aliada ao desempenho reprodutivo, associada ao bom manejo e a redução de custos da propriedade.

Aliada a redução de manejo, a Homeopatia Populacional ainda dá ao produtor a possibilidade selecionar suas reprodutoras de acordo com a fertilidade, otimizando sua utilização a aplicação de técnicas de reprodução avançadas, tais como: inseminação artificial, IATF, FIV, TE, etc.

Outro fator de atuação desta terapêutica, esta no quesito estresse animal, determinante para o bom ou mau desempenho reprodutivo, como citado acima. Na reprodução, animais estressados podem apresentar problemas como, repetição de cio, anestro, ciclo estral irregular, baixas taxas de concepção, abortos, etc, alterações causadas por distúrbios fisiológicos que ocorrem quando há tentativa do animal de se adaptar ao meio ou quando seu conforto não é garantido. Portanto, em todas as propriedades os rebanhos estão sob intensa pressão de fatores estressantes, que, no fundo, são o conjunto de ações e métodos de manejo, ou seja, a própria prática zootécnica.

O estresse coletivo ou populacional é o principal fator que eleva os custos do produtor e reduz a produtividade do rebanho. A maioria das modernas tecnologias e práticas zootécnicas são estressantes, pois interferem no cotidiano dos animais, em maior ou menor grau, ao manejá-los, contribuindo para elevar o nível de estresse do rebanho, favorecendo o surgimento das chamadas ´doenças de adaptação´. Assim, ocorre um fenômeno contraditório na exploração moderna, onde a necessidade de melhorar a lucratividade é obrigatoriamente acompanhada de um maior aporte tecnológico e este, na medida de sua implementação, é um fator negativo, pois aumenta a pressão zootécnica sobre a população, aumentando a incidência de patologias no grupo.

Desta forma a Homeopatia atua reduzindo o estresse animal, por equilibrar o organismo dos animais que estejam sob sua ação, bem como, potencializar os resultados na reprodução, buscando a máxima eficiência reprodutiva do seu rebanho.

Os produtos que fazem parte da Homeopatia Populacional na esfera Reprodutiva (Fertilidade, Embriofixador e Parto) vão estimular os animais, equilibrando o organismo, garantindo que estes animais venham a apresentar cios férteis, manter a gestação e ter um parto natural, otimizando a atividade de cria na propriedade.

A Homeopatia Populacional, tratando o rebanho como se fosse um único organismo independente da sua faixa etária e função, possibilita para o produtor obter sucesso em qualquer atividade que desenvolve, sem manejo e sem aumentar os custos de produção.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress