Em todo o mundo, o cliente estereotipado de uma loja de conveniência é um homem jovem que não está preocupado com nutrição ou dieta balanceada. A rede Family Mart, uma proeminente rede de lojas de conveniência do Japão com mais de 9.500 lojas, está buscando mudar a imagem com a ajuda de novos pratos criativos feitos com carne bovina. Num trabalho em parceria com o USMEF, dos Estados Unidos.
Mais de 50.000 lojas de conveniência estão presentes no Japão e as operadoras como a Family Mart – terceira maior rede do país – estão buscando convencer as mulheres que suas ofertas de alimentos são opções de refeições saudáveis e nutritivas. Como a Federação de Exportações de Carne dos Estados Unidos (USMEF) também está focando nas mulheres, as duas organizações encontraram uma sinergia natural na parceria para melhorar o cardápio da Family Mart com carne bovina americana de alta qualidade.
Com financiamento do Texas Beef Council, Oklahoma Beef Council e the Beef Checkoff Program, e com o suporte do Programa de Acesso a Mercados do USDA, a USMEF e a Family Mart criaram um menu de 10 itens com carne americana, incluindo bento box (almoço), rice bowl (tigela de arroz), salada, sanduiche, soba noodle (macarrão), sushi e sopa. O novo menu está sendo ativamente promovido nesse mês através de materiais em pontos de vendas e no site da Family Mart, que tem 200.000 seguidores, bem como aos 90.000 seguidores da Family Mart no Twitter.
Para garantir que as compradoras receberam a mensagem, a USMEF e a Family Mart recentemente fizeram um evento para um grupo de 11 blogueiras influentes, mulheres no final da casa dos 20 e começo dos 30 que alcançam uma média de 20.000 leitores por dia. As blogueiras receberam os novos itens do menu, bem como informações adicionais sobre a carne bovina americana. Uma cobertura positiva sobre o evento já pode ser vista em vários blogs:
Segundo o diretor sênior de marketing para USMEF-Japão, Takemichi Yamashoji, antes do acesso à carne bovina dos Estados Unidos no Japão ter se expandido em 1 de fevereiro, a oferta de carne bovina não era consistente o suficiente para as lojas de conveniência fazerem promoções de larga escala.
Ele disse que apesar de a economia do Japão ter ficado em recessão nos últimos anos, o número de lojas de conveniência aumentou anualmente, tornando-as locais muito desejáveis para os exportadores de carnes vermelhas dos Estados Unidos.
O apoio de redes com boa reputação como a Family Mart contribuiu para a crescente aceitação e para uma valorização da carne bovina dos Estados Unidos no Japão. A Family Mart sentiu que a imagem positiva da carne bovina dos Estados Unidos é ponto positivo junto aos consumidores, de forma que pediu o uso do logo da campanha da USMEF “We Care” em sua embalagem, bem como em seus anúncios para a imprensa anunciando a promoção e o detalhamento das características de qualidade da carne americana.
Takaaki Ikezawa, compradora do Family Mart, disse que aprecia o suporte promocional do the Texas Beef Council e do Oklahoma Beef Council, bem como do Beef Checkoff Program, e de outros suportes fornecidos através da Usmef. Como compradora, ela possui muitas chances de provar e comparar vários produtos de carne bovina. Ela disse que com relação ao sabor, a carne americana é a melhor, com partes magras e gordura bem equilibradas, podendo apreciar o sabor original da carne.
Futuramente, a Usmef pretende expandir a visibilidade para a promoção do Family Mart trabalhando com Ozmall, um site popular de informações para executivas, com mais de 600.000 leitores. A Usmef e a Ozmall desenvolveram uma página especial na internet para explicar os atributos da carne bovina americana e introduzir a campanha do Family Mart e os menus promocionais voltados às mulheres trabalhadoras que têm tempo limitado para cozinhar.
Yamashoji disse que a Usmef apoiou muitas promoções em lojas de conveniência, mas essa com a Family Mart é bastante notável para a indústria de lojas de conveniência do Japão. Ele espera que isso inspire outras companhias japonesas a quererem ativamente alcançar esse nicho de mercado.
Durante os primeiros quatro meses de 2013, as exportações de carne bovina dos Estados Unidos ao Japão aumentaram em 49% em volume e em 44% em valor com relação a 2012, para 59.969 toneladas no valor de US$ 382,3 milhões, tornando-se o principal mercado para carne bovina dos Estados Unidos pela primeira vez desde 2003.
A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.