O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gabriel Maciel, disse que a Bahia é um exemplo no trabalho para a erradicação da febre aftosa. Ele e o secretário de Agricultura do estado, Pedro Barbosa, estiveram ontem, em Itapetinga, sudoeste baiano, para divulgar a 1a etapa de vacinação contra a doença que a Secretaria de Agricultura (Seagri) desenvolve este ano em todos os municípios. Eles reuniram-se com os produtores da região no Setor de Bovinocultura de Leite da Universidade do Sudoeste da Bahia.
“Para a vencer aftosa é preciso vontade política, criação de uma forte estrutura de fiscalização e vigilância, além da participação efetiva da iniciativa privada. A Bahia tem se saído bem em todos esses aspectos. Por isso, é ao lado de Sergipe um dos poucos estados nordestinos livre da doença”, afirmou Maciel.
Também fizeram parte da comitiva o diretor geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), Luciano Figueiredo, e a superintendente regional do Mapa, Maria Delian Sodré.
O secretário Pedro Barbosa lembrou aos produtores que o Brasil e o estado estão em pleno curso da luta para erradicar a febre aftosa. “A vacinação ainda é indispensável. Não podemos nos esquecer que a Bahia faz fronteira com estados com risco de surgimento da doença”, disse.
Ele cobrou mais uma vez o apoio da equipe econômica do governo federal para que o programa de erradicação possa avançar de forma mais ágil. “Sabemos do empenho do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, mas ele precisa dos recursos para que o país cumpra a meta de até 2006 ter todo território livre da aftosa”, salientou.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint