Decisão sobre fábricas de vacinas contra aftosa gerou divergência
17 de abril de 2015
Canadá: Harmony Beef investe US$ 20 milhões em planta de processamento high-tech
17 de abril de 2015

Sauditas e Brasil fazem acordos em comissão mista

A primeira reunião da comissão mista entre Brasil e Arábia Saudita em 34 anos foi realizada nesta terça-feira (14) em Brasília e concluída com a assinatura de acordos, aprovação da certificação online de documentos de origem no Brasil para o mercado saudita e um acerto pelo qual técnicos sauditas irão inspecionar frigoríficos brasileiros para levantar o embargo à entrada da carne brasileira na Arábia Saudita. Representantes dos dois governos também trataram da ampliação da pauta comercial e de investimentos sauditas no Brasil.

Na comissão mista, a Autoridade Saudita de Alimentos e Medicamentos (SFDA, na sigla em inglês), anunciou que o país do Golfo irá fazer a certificação online dos documentos de origem dos produtos que a Arábia Saudita importa do Brasil. Os certificados de origem são emitidos pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

De acordo com o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, a emissão online dos certificados irá acelerar a liberação desses documentos e reduzir o risco de falsificação.

Atualmente, os documentos para emissão de certificação são enviados pela empresa exportadora à Câmara Árabe, em São Paulo, que os repassa à embaixada saudita, em Brasília. Depois, retornam a São Paulo e, então, ao emissor do documento. Com a certificação online, esse “trajeto” é eliminado e o tempo necessário para emissão do certificado é menor.

A previsão de Alaby é que os primeiros certificados online sejam emitidos a partir de junho.

O Ministério da Agricultura brasileiro irá encaminhar à SFDA uma lista com a localização das plantas brasileiras de abate de bovinos e aves. A partir desta lista, os sauditas irão escolher dez unidades de produção de carne bovina e dez de produção de carne de frango para inspecionar e, então, levantar o embargo para a compra de carne bovina brasileira.

Os sauditas não importam carne brasileira desde o fim de 2012. A inspeção nos frigoríficos será realizada entre os dias 28 de maio e 12 de junho. Ao fim destas visitas, espera-se o fim do embargo.

A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com uma corrente de comércio que superou US$ 5,8 bilhões no ano passado.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.