O Ministério da Agricultura terá que fazer uma revisão nos registros de importações do gado bovino europeu nos últimos 20 anos. O secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos Oliveira, comentou que “o total de importações pode ultrapassar 5,5 mil”. A declaração feita anteriormente era de que 4.391 animais europeus tinham sido importados desde 1980.
A missão técnica do Nafta veio ao Brasil diagnosticar a capacidade do controle do Brasil em seu rebanho. O diretor da agência canadense responsável pela proibição da carne brasileira, Brian Evans, disse que o embargo pode ser suspenso na quarta-feira.
Oliveira não acredita que esta falta de controle afetará a credibilidade do trabalho do governo. “Os epidemiologistas julgarão a eficácia do nosso sistema de controle. Eles não são matemáticos para se fixarem apenas em números”, afirmou.
Já o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, acredita que “nenhum país do mundo faz o que nós estamos fazendo em tão curto espaço de tempo. Nem o Canadá nem os Estados Unidos têm esse controle”.
(Por Mauro Zanatta, para Valor Online, 16/02/01)