Porto de Santos não desembarca produtos canadenses
15 de fevereiro de 2001
EUA desenvolvem teste rápido para detecção de patógenos na carne
19 de fevereiro de 2001

Secretário admite que importações de gado europeu podem ser maiores que as divulgadas anteriormente

O Ministério da Agricultura terá que fazer uma revisão nos registros de importações do gado bovino europeu nos últimos 20 anos. O secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos Oliveira, comentou que “o total de importações pode ultrapassar 5,5 mil”. A declaração feita anteriormente era de que 4.391 animais europeus tinham sido importados desde 1980.

A missão técnica do Nafta veio ao Brasil diagnosticar a capacidade do controle do Brasil em seu rebanho. O diretor da agência canadense responsável pela proibição da carne brasileira, Brian Evans, disse que o embargo pode ser suspenso na quarta-feira.

Oliveira não acredita que esta falta de controle afetará a credibilidade do trabalho do governo. “Os epidemiologistas julgarão a eficácia do nosso sistema de controle. Eles não são matemáticos para se fixarem apenas em números”, afirmou.

Já o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, acredita que “nenhum país do mundo faz o que nós estamos fazendo em tão curto espaço de tempo. Nem o Canadá nem os Estados Unidos têm esse controle”.

(Por Mauro Zanatta, para Valor Online, 16/02/01)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress