Rússia toma providências para fortalecer seu setor de carnes
25 de abril de 2003
PR lança campanha de vacinação contra aftosa
25 de abril de 2003

Secretário da Agricultura pede apoio ao Mapa para melhor preço do boi no RS

Preocupado com o prejuízo dos pecuaristas na comercialização de gado, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, enviou ofício ontem (24) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, solicitando algumas medidas que possam reverter a situação.

Ele argumentou que, em estudos recentes, o custo do quilo do novilho vivo no estado é de R$1,65 e o da vaca chega a R$1,40. Os valores significam negociações abaixo do preço de custo.

Klein pediu apoio na busca de ações para viabilizar a atividade e reivindicou a liberação do ingresso de carne com osso e de bovinos para abate imediato em Santa Catarina para, assim, regulamentar o que está efetivamente ocorrendo.

Outra reivindicação, de interesse da indústria uruguaia e de pecuaristas gaúchos, é a viabilização da exportação para o Uruguai de gado para abate imediato. O secretário justificou que a possibilidade de comercialização estabeleceria reciprocidade pois, recentemente, o ministério autorizou o Brasil a importar bovinos uruguaios, país com status sanitário inferior e preço de gado superior ao do Rio Grande do Sul.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.