Síntese Agropecuária BM&F – 28/08/03
28 de agosto de 2003
Aspectos da qualidade da carne
1 de setembro de 2003

Secretário do Mapa participa de reuniões no MT

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, está participando de duas reuniões regionais sobre sanidade animal com produtores, pecuaristas, frigoríficos, sindicatos rurais e prefeitos de Mato Grosso.

Ontem (28) foi em Guarantã, hoje, em Vila Rica, Tadano discute o aperfeiçoamento da defesa agropecuária no Estado durante encontros com lideranças, autoridades locais e especialistas da Delegacia Federal do Pará (DFA-PA) e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Pará (Adepará).

O Brasil completou dois anos sem registro de focos de febre aftosa em seu território. Hoje, 84% das propriedades e 50% do território nacional são declarados livres de febre aftosa. Ainda este ano, o Brasil declarará o Acre e o centro-sul do Pará como zonas livres da doença com vacinação.

A erradicação da febre aftosa no Brasil é, segundo Tadano, uma responsabilidade compartilhada, com a formulação de políticas públicas pelo governo federal, a execução pelos estados e a gestão pelo setor privado. “A parceria com os países vizinhos no controle da doença será fundamental para iniciar um futuro processo de reconhecimento de zona livres sem vacinação para o Brasil”, explicou.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress