Com oferta curta indicador tem forte valorização
28 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 29/09/09
30 de setembro de 2009

Segunda sem carne. O que devemos fazer?

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), lançou oficialmente no último sábado, em São Paulo, a Campanha Segunda sem Carne, um movimento que tenta convencer as pessoas a abandonar o consumo desse tipo de alimento. Como o setor deve se posicionar diante dessas ações?

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), lançou oficialmente no último sábado, em São Paulo, a Campanha Segunda sem Carne, um movimento que tenta convencer as pessoas a abandonar o consumo desse tipo de alimento.

Lançado em 2003 nos Estados Unidos, o Meatless Monday (traduzido aqui como Segunda sem Carne) ambiciona reduzir a produção mundial de bois, frangos e afins em 15%. “Para tal, basta a população virar vegetariana uma vez por semana”, explica Marly Winckler, presidente da SVB. A ideia já se espalhou por outros países, como Bélgica e Austrália. Em junho deste ano, foi lançada na Inglaterra pelo ex-beatle Paul McCartney.

“Além de preservar a natureza, essa atitude é benéfica para a saúde, porque previne, por exemplo, diabete e problemas cardiovasculares”, prega a socióloga Marly Winckler, presidente da SVB e “vegan” há 14 anos (o tipo de vegetariano mais radical, que não come ovos, não toma leite nem usa roupas de lã ou de seda). “O ideal seria que deixassem de consumir qualquer derivado de animais todos os dias. Mas adotar esse hábito na segunda já é um começo”, acrescenta.

Para explicar o intuito da campanha a SVB tem usado argumentos como:

• Sabia que a indústria da pecuária é responsável por 18% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa e por 80% do desmatamento do bioma amazônico?
• Que para produzir um quilo de carne são gastos 15 mil litros de água?

“Animais são abatidos com crueldade e entupidos de hormônio”, afirma o secretário do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge, que deixou de comer carne vermelha há 20 anos. “É revoltante ver como eles são tratados. Com a Segunda sem Carne pretendemos conscientizar as pessoas de que não é bom colaborar para tamanha violência.”

A secretaria pretende divulgar o projeto em escolas, empresas, bares, restaurantes, mercados e consultórios de médicos e nutricionistas. Os empresários que aderirem assinam um termo em que se comprometem a incentivar seus funcionários a reduzir o consumo de carne.

Como o setor deve se posicionar diante dessas ações? Dê sua opinião enviando um curto e rápido comentário através do box de cartas do leitor, abaixo.

0 Comments

  1. luiz alberto rodrigues guimaraes disse:

    E lamentável essa ideia, também vamos lançar o domingo sem verduras.

  2. Tiago Eustaquio Ribeiro de resende. disse:

    O setor deveria fazer propagandas por todo o país através dos meios de comunicações dos beneficios trazidos pela carne vermelha.

  3. jose carlos targa disse:

    Cada cidadão tem direito de emitir opiniões e adotar o próprio tipo de alimentação.
    Mas essa de que um kilo de carne consome 15.000 litros de água, é um pouco exagerado.
    E ainda dizer que 15% dos gases são emitidos por bovinos, tambem gera dúvidas.
    E quanto ao desmatamento na Amazônia, a culpa não é do boi, e sim da falta de política adequada pelo Estado, primeiro manda invadir depois mandam sair. O povo amazânico busca alternativas para sua própria subsistência e uma das alternativas aqui é a criação de bovinos.
    Em são Paulo por exemplo existem grandes industrias altamente poluentes, então deveríamos deixar de consumir produtos destas indústrias tambem, ou seja deixar de comprar carros novos, ou melhor deixar de andar de carros. Que tal iniciarmos uma campanha contra a Ford, VW, Chevrolet, etc…
    Acho que deveríamos despoluir o rio Tietê, tem um absurdo maior do que a poluição do rio Tietê. Engraçado ninguem fala nada.

  4. lucas de assis silverio disse:

    Como viver sem proteína animal? Principalmente em fase de crescimento. Com toda certeza é mais fácil viver sem verduras e legumes do que carne!

  5. lucas de assis silverio disse:

    A idéia de deixar de consumir é a mais pura ignorancia, retire do mundo os empregos gerados por esse setor, diretos e indiretos, retire todas industrias e fabricas ligadas a esse setor, os impostos e tudo mais, agora imagine seu pais sem isso.

  6. lucas de assis silverio disse:

    Essa turma que defende essa ideia do quanto se gasta de água para produzir a carne já parou de andar de carro, de avião, de trem, de onibus, de vestir roupa, de comer verduras e tudo mais? Tudo consome água para ser produzido, e varios produtos muito mais que carne. É pura demagogia!

  7. ODORICO PEREIRA DE ARAUJO disse:

    O setor deveria mostrar o lado bom, quantos empregos gera a cadeia produtiva da carne. Do boi so perde o berro. Tudo se aproveita.

  8. Aluisio Villela Diniz Junqueira disse:

    Segundo video exibido pelo “DISCOVRY CHANEL”(http://www.youtube.com/watch?v=TrDkr8sb8BY) Evolução Humana – Discovery Channel (Prof. Toid)
    ” O CONSUMO DE CARNE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO COM A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA…
    PENSE NISTO VEGETARIANO, OU, FIQUE SEM PENSAR!!!

  9. Fernando Costa de Oliveira disse:

    Resumindo em pouquissimas palavras essa besteira…

    F A L T A D O Q U E F A Z E R ….

    Com todo respeito prezados leitores… Mais acho que temos coisas mais importantes pra correr atras …. E concordo com o Sr Luiz Alberto Rodrigues Guimaraes , daqui uns dias teremos o dia sem verduras , dia sem peixes , dia sem cerveja , dia sem arroz e feijão , dia sem etanol , dia sem frutas , etc ….

  10. andreya vaz vilela disse:

    Estamos mesmo no final dos tempos…..
    Gostaria de saber se o ministerio da saude e da educação estão de acordo com estes malucos.
    Quem vai manter as crianças, produtos desses “gênios”?
    Essas crianças crescerão inteligentes e saudaveis? Haja orçamento !!!!!!!
    É bom lembrar que o ser humano é um animal racional e omnívoro.
    Só rindo…..

  11. Edival Costa Oliveira disse:

    É INTERESSANTE O PONTO DE VISTA DE CADA, POIS VAMOS VER SE ESSES AMBIENTALISTA QUE DIZEM PREOCUPADOS COM A POLUIÇÃO DO PLANETA ABANDONARIAM OS SEUS AUTOMOVEIS CELULARES E MUITO OUTROS QUE POLUEM BEM MAIS QUE SIMPLES ANIMAL QUE, POR MOTIVOS ESSES TEM PARA TANTA BRIGA EM APONTAR A PECUÁRIA COMO A MAIOR POLUIDA, SIM OS SERES HUMANOS DEVE POLUIR POR NO MINIMO POR MIL BOIS JUNTANDO SACOLAS PLASTICAS DEJETOS DE ESGOTOS COM VEÍCULOS AUTO MOTORES .

  12. Leonardo Siqueira Hudson disse:

    Esta é uma boa oportunidade para que as lideranças do setor agropecuário possam montar uma contra campanha em rede nacional para esclarecer à população urbana, através de dados corretos e embasados em dados de pesquisa todas as inverdades que são derramadas diariamente contra o agronegócio brasileiro.

  13. Raul Moraes disse:

    Criar um fundo para campanhas( TV , revistas de grande circulação, rádios , out – doors , jornais , etc…) de promoção ao consumo da carne bovina e de esclarecimento ao público de seu real impacto e benefícios ao meio ambiente , a sociedade e a saúde. Informar que os maus produtores são excessão a regra , não são apoiados pela cadeia da carne e estão sendo banidos do segmento. Enfatizar a segurança e a qualidade da carne do rebanho nacional. Enfim colocar o SIC para ser visto pelo consumidor!!

  14. andre cunha disse:

    Apoio toda forma de protesto contra o aquecimento global, mas veja bem, até onde sei, alface, tomate, e todos as verduras, frutas, soja e milho que alimenta estes “salvadores do planeta” é plantado em terras desmatadas, produzido com muito herbicidas, adubos, venenos etc. Vamos pensar em formas inteligentes para fazer valer a palavra SUSTENTABILIDADE que nada mais é que, produzir com o menor impacto possível.Chega de pregar que o problema é do vizinho, faça a sua parte…

  15. Daniel Ferreira de Morais disse:

    Vamos lançar o Churras Feira, dia da semana especial para churrasco

  16. Manoel Terra Verdi disse:

    Uma idéia simplesinha. Pegar uma foto de vegetarianos famosos como a Cassia Kiss da globo, ou mesmo do Eduardo Jorge, e publicá-las com um texto do tipo: deixe de comer carne e aos 52 anos (caso da atriz global) fique assim.

  17. Armando Gomes de Almeida disse:

    SBV, dê uma olhadinha no rio TIETE e seus afluentes para ver quantos dejetos poluidores são jogados diariamente causando no meu ver a maior poluição do nosso pais , aproveitem a oportudade que tiveram no Beefpoint, para direcionar suas idéias mais proveitosa, deixem de divulgar pesquisas dos Estados Unidos o pais q mais polui do mundo , no Brasil consome pouca carne,nos Estados que esse produto é + consumido a população vive mais e são + saudaveis. grato

  18. BELCHIOR CRISTINO DE SOUZA disse:

    Na minha familia cada um consome 0,5 (MEIO)kg por dia, acho que são mais sadio do que os vegetarianos, pelo menos os daqui estao parecendo que estão anemicos. Se tem pessoas que acreditam que ser vegetariano faz bem a saude e é o boi que polui o meio ambiente fazer o que?
    Pelo menos nossa familia vamos continuar comendo carne todos os dias, e comer também muito queijo e tomar bastante leite, acho que é por isso que meu pai tem 70 anos e nunca foi ao dentista e seus dentes são naturais.

  19. Carlos Cesar Amaral Marques disse:

    Amigos, a histeria tomou conta da sociedade. Antes, esse assunto (ecologia) estava restrito a uma meia duzia de artistas e amalucados, que, como nada produzem, precisavam de algum argumento para justificar sua existência. Agora está se disseminando entre a nossa sociedade urbana, impotente e culpada pelos pecados cometidos num passado recente, que não conseguem resolver nem os problemas de seu próprio quarteirão e aderem a todo tipo “apelo” ambiental.Temos que contra-atacar com inteligência.

  20. Marcus Caldas Junqueira disse:

    Sunday bloody Sunday…. GO!!!!! Meat lovers…. Churrasco JÁ

  21. Marcelo Martins Pinto disse:

    Mais uma vez temos que unir toda a cadeia da carne,para divulgar beneficios da carne vermelha e a verdade sobre desmatamento e poluição pois a população da cidade acredita nessas mentiras sobre a carne

  22. Elder Marques Fontes disse:

    A solução é a união de todos os elos da cadeia da produção de gado de corte com obejtivo de difundir e ressaltar os benefícios gerados pelo consumo da carne vermelha. Outro ponto fundamental a ser esclarecido é que a economia brasileira precisa dos produtores de carne para sobreviver, já que é um setor importante na geração de empregos e consequentemente de riquezas para o Brasil. Lamentável a ignorância da SVB.

  23. raul faria jose disse:

    Seria interesante que se criasse o dia sem Politicos que são muito mais nocivos do que os criadores de bois que pagam impostos para sustentetar estes individuos que ao inves de pensar na melhora da qualidade de vida da POPULAÇÃO pensam somente nos seus proprios intereses.

  24. nilson ari saar disse:

    E Lamentavel uma situação dessa, proteina aminal e vital para a vida, essa (SBV) deveria colocar os beneficios da carne vermelha e ñ so falar mal. o q tem haver a carne com problemas de meio ambiente, problemas de meio ambiente tem q ser resolvido com uma politica capaz, nasci na região amazonica aqui somos produltores e ñ foras da lei . temos uma propriedade no estado de rondonia onde produlzimos carne de qualidade. convido esse secretario a conhecer a nossa realidade e parar com essas balelas

  25. josé antonio nunes disse:

    isso e alguem querendo se aprecer por algumas horas pois suas palavras
    não são veridicas devemos ser mais criativos e educar essas a consumir carne de maneiras correntas em ves de ser criticalos.

  26. marcelo carvalho silva disse:

    Não adianta.. Esta campanha não vai funcionar!
    Esse pessoal expõe dados equivocados e sem nexo.
    Tem tantos assuntos mais importantes pra se discutir, tais como:
    *Fome no mundo
    *Desmatamento da amazônia por madereiras
    *Desperdício absurdo de água pela população
    *Poluição da atmosfera por combustíveis
    Na produção de carne há sim efeitos colaterais, mas como em qualquer outra atividade em diversos segmentos.O certo é estudar soluções para minimizar, sem que haja necessidade de idiotices como essa!

  27. Paulo Cesar Bassan Goncalves disse:

    Tem xiita para todos os credos. Viva os doidos!
    Até parece que o maior poluidor do mundo é o “pum” do boi e não a industria e os carros do mundo “desenvolvido”, se é que se pode chama-los de desenvolvidos.

  28. edwaldo petkevicius fedel disse:

    Fiquei indignado com essa converça de que o boi é vilão da historia. cada um sabe o que come e o que gosta, os produtores é quem carregam o peso nas costas e sempre são criticados, antes de criticar acompanhe no dia dia de um produtor com garra comendo folhinhas para você ver se aguenta uma semana, quem levanta seis da manhã nao tem hora para parar não aguenta meu irmão, deixa de criticas e come o que você acha melhor para você nao se incomode com quem trabalha

  29. renato morbin disse:

    Adorei essa matéria, e as cartas, é um prato cheio literalmente. É gritante a falta informação do Sr. Eduardo Jorge, que não come carne mas mora ao lado do rio Tiête, sem falar no ar que ele respira. Temos que informa-lo que a grande maioria do abate no Brasil é humanitário, sem sofrimento do animal, temos uma das mais desenvolvidas indústrias frigorificas do mundo e não usamos antibióticos, são os criadores europeus.
    Viva o dia sem verdura, começo o meu hoje, aliás, detesto brócolis…

  30. Roberto Jacob Filho disse:

    Essa gente deveria estar mais preocupada em ajudar as crianças que passam fome em nosso país, inclusive por falta de proteína animal, ao invés de ficar falando besteiras. Outra coisa, se verdura fosse tão bom haveriam rodízios de verduras e não de carnes. Alguém encara um rodízio de alface???

  31. Darci Júnior disse:

    Salve salve seguidores do ministro “Minc”, tanta coisa acontecendo no mundo e ainda temos que topar com esse tipo de ideia? quantos empregos geramos? a balanca comercial nao depende de nos frigorificos para ficar em niveis consideraveis? proteina animal so tem beneficios a saude, desde de que seja consumida com responsabilidade, e isso cada cidadao tem seus limites e sabe ate onde pode ir.

    Fraternal abraco a todos. e vamu que vamu!

  32. elio micheloni jr disse:

    Esse Eduardo Jorge deveria ser expurgado do seu ambiente de trabalho por afirmar o que não sabe, afirmar uma inverdade, afirmar uma IMBECILIDADE.
    O abate do rebanho nacional é feita, em sua grande maioria, em frigoríficos que adotam regras e procedimentos modernos para que o gado seja abatido da melhor forma possível. “Entupidos de hormônios”, vai comê abobrinha recheada de rabanete e veja se aprende um pouco de PECUÁRIA!!

  33. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Interessante o comportamento dos produtores em relação a esses acontecimentos ideológicos. Não podemos ser reativos, precisamos identificar a ameaça e responder com capacidade técnica. Acredito que o consumo de produtos industrializados é muito mais prejudicial do que qualquer produto primário, por ser o ciclo de produção de alto consumo de gás carbônico e emissão de outros gazes poluentes, portanto, esse dado poderia ser utilizado em uma campanha de publicidade em defesa da carne.

    Por ex.: Precisamos mostrar a importância das gramínias serem perenes, bem manejadas não agridem o solo e consome co2. Seria a cadeia produtiva da carne sustentável para as próximas gerações, essa fonte de proteína é saudavel mesmo..? Precisamos pesquisar e divulgar pontos a nosso favor. As vezes procuro outros caminhos para a empresa rural, porque se a cadeia produtiva da carne não esta interessada em sua prórpia sobrevivência, porque eu haveira de estar..?

  34. Paulo Sergio Pelissa disse:

    Concordo que cada pessoa tem o direito de comer o que quizer, mas tem coisas que são revoltantes, por exemplo um boi em fase de engorda pode colocar até 2 kg de peso vivo dia ou 1Kg de carne, para consumir 15000 litros de água por quilo de carne teria que beber 15000 litros de agua por dia, o boi explodiria. Talvez essa turma que se diz vegetariano quer comer carne e não quer pagar o que ela vale, então fazem estas campanhas para reduzir o preço e terem acesso mais facil a carne.

  35. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Esta fácil para essas pessoas utilizarem este assunto pra promover suas ideologias e crenças. O povo precisa de verdades, se o lado oposto não tem argumentos satisfatórios, infelismente meu amigo, preciso acreditar no que me parece mais lógico. Já ouviu dizer aquela história de que um pai fica devendo a mensalidade escolar que custa o preço da calça de marca de seu filho que ele compra por mês? Assim vai ser com os produtos que agregam comodidade e status, é assim com o produto industrial. Mídia

  36. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Olha, tem tanta coisa pra se falar sobre esse assunto, que vcs não fazem idéia da sua importância! Igual ao melhoramento genético do nelore e todas as outras raças! É visão de futuro, o que seremos amanhã, o nosso ciclo é longo. Eu fico pensando em ver a imagem de um pasto bem verde com as reservas bem definidas, um gado nelore branquinho depois de uma chuva e um entardecer do sol com animais silvestres em conjunto com esse cenário e ve-lo na televisão no horário nobre. E esta imagem é real.

  37. Frederico Medeiros de Souza disse:

    Quem não tem competência para construir, tenta destruir.
    Cada adulto é livre para optar por sua alimentação e de sua família.
    E é obvio e claro que essas informações da vegã são exageradas e sem fundamento,e que a intensão é forçar a pensarem como ela.Lamentável.

  38. Andrea A. Ortenzi Garcia disse:

    Com certeza essa pessoa (Presid. da SBV) em conjunto com seus seguidores deveriam ser mais radicais ainda e não utilizar qualquer produto que seja originado de nossos maravilhosos animais. Por exemplo, não devem se higienizar, através dos banhos, com sabonetes e shampoo. Alguns medicamentos tais como anti-inflamatórios devem ser banidos. E, com certeza caminhar descalços, pois sapatos e sandálias de couro não possuem em seus armários. Mascar chicletes então, nem pensar! Pecuarista, hora de agir!

  39. Carlos Roberto de Oliveira Jr disse:

    Coitados destes naturebas. Não sabem o que estão perdendo.

  40. Marribe Síria Cardena disse:

    Acredito que esta campanha ja tenha nascido morta, alguns sem opinião própria talvez a seguirão por um tempo.
    Ainda somos organismos que precisam de proteina animal em quantidade razoável.
    É claro que deve sim, pensar nos maus tratos aos animais, no desmatamento, na água gasta para produzi-los, mas ser radical também não funciona.
    Antes de julgar e criticar devemos nos visualizar e perguntar o que eu também faço de errado ?
    Este pessoal é tão correto assim ?
    Vamos ver no que vai dar !

  41. Paulo Teixeira disse:

    Boa tarde,
    Isso verdadeiramente não tem fundamento o que estão querendo fazer. Precisamos de uma propaganda sólida para os benefícios da carne e como ocorre a produção, pois existem inúmeras ONGs que estão fazendo propagandas sem caráter científico e lógico, influenciando pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto produtivo. É hora de tomarmos uma decisão.

  42. Danilo Machado Fontenla disse:

    Senhores,

    O que me revolta nessas situações são as informações mentirosas que são divulgadas. O consumo de água gerado pelo abate de gado gira entre 1.500 à 2.000L por animal abatido. Se considerarmos um animal médio de 16@, teremos 240Kg de carne com osso. Considerando uma quebra média de 22% para o mercado interno, teremos 187,2Kg de carne produzida/animal. Ou seja, o consumo real de água gira em torno de 8 à 10,7L de água por Kg de carne…

  43. Nelson Hossne Pedace disse:

    Precisamos reagir , na Austrália já existe um percentual(0,5%) pequeno do faturamento de carne que direcionam para uma promoção no consumo de carne , pois tudo tem pontos positivos e negativos , eles estão pequenos , mas crescendo, por baterem nestes pontos negativos e ninguém reagir.
    Existem aminoácidos na carne que são insubistituíveis , será que o público leigo sabe ?.

  44. Danilo Machado Fontenla disse:

    A uma distância monstruosa entre os 10L de água gastos por Kg de carne para os 15.000L divulgados criminalmente por esta campanha.

    O governo deveria exigir veracidade nas informações divulgadas ao público.

  45. Danilo Machado Fontenla disse:

    Outra informação preocupante é: se o secretário do Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge abomina os abatedouros e frigoríficos, como poderemos ter imparcialidade nos processos encaminhados a este órgão?

    Por isso levamos quase 1 ano para conseguir uma licensa ambiental no estado de SP.

    Não pode uma figura pública tomar partido desta forma contra uma indústria benéfica a saúde e que gera tantos empregos.

  46. Danilo Machado Fontenla disse:

    Mais uma pergunta: Por que este senhor não se diz contra a industria tabagista e de bebidas? Que causam vários tipos de câncer e acidentes todos os dias?

    Qual tipo de frigorífico este senhor visitou para dizer que os animais são tratados de forma revoltante e com violência?
    Se for visitar os abatedouros oficiais irá descobrir que existem normas de abate humanitário que são seguidas em respeito a vida.
    Cabe ao governo fiscalizar os abates clandestinos que geram sérios riscos a saúde pública.

  47. Ricardo de Ávila Oliveira disse:

    Alquém acredita que soja, arroz e feijão são plantadas na floresta?
    O que é sustentabilidade afinal?
    Alguém acredita que se produza sem adubos?
    Por que não mostrar aos ecoterroristas que a produção de alimentos de origem vegetal tem uma grande contribuição para a emissão de CO2? O derivado nitrogenado do adubo não é de origem do petróleo?
    O negócio é marketing moçada. Vcs precisam de se unir e investir em marketing. Afinal de contas os Estados Unidos só têm 6% de mata nativa.

  48. Roberta Paulinelli disse:

    Lamentavel esta iniciativa . Como viver o ser humano sem proteina animal? Ainda nao desitiram de tentar acabar com nosso setor.
    entao facamos nós a nossa campanha.
    SALVE AS ALFACES, COMA CARNE!
    carne vermelha é vida!

  49. Lincoln Correia disse:

    Temos que mostrar as qualidades da carne na alimentação humana e isso é baseado em inúmeros trabalhos científicos, entretando precisamos que um orgão, por exemplo o SIC, escreva e publique semanalmente na midia impressa, usando depoimentos de médicos e nutricionistas.

    Com isso conseguiremos informar os cidadãos e formar massa critica, pois o desconhecimento sobre a carne é enorme e, por isso mesmo aparecem estas pessoas falando irresponsabilidades. Como não há contraponto, valem as besteiras.

  50. Valmir Kowalewski de Souza disse:

    Que tal termos um pouco mais de lucidez e o setor da carne mostrar com dados bem convincentes o grande problema dos resíduos de agrotóxicos nos vegetais consumidos pela população brasileira ? Com a palavra as autoridades da saúde pública !

  51. Carlos Magno Pereira disse:

    Fala seriu!.. despensa comentários!.. já não basta “o nosso” ministro do meio ambiente p/ “dar noju”, ainda vem + de fora!!!

    Mas tudo não está perdido!..

    Campanha nossa!!

    CHURRASCO TODO DIA!!!

  52. Marcos A Moura Freire disse:

    Gostaria de saber onde vende-se legalmente, hormonio para gado neste país?

  53. Gilberto Bin Júnior disse:

    o povo brasileiro sendo um tradicional consumidor de carne nunca que adota uma medida dessa!! carne bovina é proteína de alto valor biológico, comer carne só traz benefícios a saúde!!

  54. Angélica Nunes disse:

    Só consigo enxergar mentes fechadas.
    A maioria (ou todos) os que deixaram seus comentários
    contra esse dia é produtor de carne e vê nisso uma possibilidade
    de diminuir seus lucros, aliás, é só nisso que se pensa atualmente.
    A segunda sem carne é uma oportunidade de reduzirmos o consumo de carne
    que é sim um grande colaborador para o aquecimento global e piorar as mudanças climáticas.Ninguém falou em zerar o consumo.

  55. Débora Testoni Dias disse:

    OTIMO!!!! Vamos fazer a Segunda SEM NENHUM PRODUTO DERIVADO DO BOI!!!

    Sem carne;
    Sem xampu;
    sem cremes com colágeno;
    sem sabão;
    sem sapatos de couro;
    sem pinceis;
    sem ração p/ cachorro;
    etc etc etc
    ahhhh e quem vai aguentar essa
    sem CERVEJA (é…. essa tem bilirrubina bovina)

  56. eduardo antonio de souza disse:

    Outro dia estive num desses restaurantes ¨naturebas¨, e as pessoas alí me pareceram tão TRISTES comendo aquelas comidas ¨saudáveis e ecologicamente corretas¨…
    Meu Deus, a churrascaria é sempre ALEGRE !!!!!

  57. Jucelino dos Reis disse:

    SVB ? o que é afinal SVB ? alguém já ouviu falar nessa sociedade ? São ilustres desconhecidos. O povão, que é a grande massa desse país esta mesmo é esperando o dia cinco , dia do pagamento, para comprar um bom pedaço de carne para comer com sua família. Não vamos nos preocupar com coisa pouca, aliás, essa tal de SVB nem existia pra nenhum de nós até a leitura dessa matéria.

    Propaganda se combate com propaganda. E nós pecuaristas não podemos “afinar” pra essa tal de SVB.

  58. ADEMAR ROBERTO BODNER JUNIOR disse:

    Não conheço estes vegetarinos mas não acredito que uma pessoa possa viver uma vida inteira so comendo verduras? Pois acredito que ao menos cereais eles comem
    e para isso e qualquer outro alimento para produzilos é presciso mexer com a natureza e no meu conhecimento o boi é um dos unicos alimentos que pode ser integrado a mata pois para formar o pasto não e nescesario a derrubada total das arvores e sim parcial ja os cereais e verduras não produzem em baixo do mato! Eles deveriam viver em caverna

  59. Paulo Eguchi disse:

    Bacalhau, atum, salmão, caviar, lagosta na segunda feira vai bem, pena que o brasileiro mal pode comer a nossa sardinha.

    Logo estarão fazendo a campanha da segunda feira sem ovos, alegarão que o ovo é um ser vivo em formação e que violenta é a pratica de fazer uma omelete, além de quebrar a casca, também destruimos quando batemos a gema e clara.

    Dai me paciência Senhor…Amém!!!

  60. Adan Lenharo disse:

    É isso mesmo.. fique sem comer carne a semana inteira… SOBRA MAIS!!

  61. Darci Júnior disse:

    Experimenta falar isso para o JBNS( J B S ), comprando ate aviao caindo pegando fogo como ele esta,e le é capaz de ir atraz do LULA pedir apoio contra!

  62. fernando scotta disse:

    Prefiro pensar que o autor deste Artigo seja um ignorante semianalfabeto do que pensar que esteja falando algo realmente sério. O mesmo desconhece a importancia vital dos aminoácidos essenciais contido na carne para a saude vital do organismo, alem de desconhecer a complexíssima e extensa cadeia total do mercado da carne, desde pecurista, peões, indutria, comercio, que geram renda, impotos e bem estar social indescritíveis, fora, o setor contribui para manter o superávit do PIB Brasileiro.

  63. Paulo Sergio Pelissa disse:

    Cara Angélica Nunes, Você não deve ter lido todas as cartas. A revolta não é com o fato dessas pessoas comerem ou não carne, isto é problema delas. Cada um tem direito de comer o que quizer. O que é revoltante, são as mentiras colocadas em questão. Como a de que para se produzir um quilo de carne precisa de 15000 litros de água e a de que os bois estão entupidos de hormônios. O uso de hormônios no Brasil esta proibido a décadas. Quanto ao fato dos lucros, na mesma terra que cria boi pode plantar

  64. Mauricio Carvalho disse:

    é possivelo SIM viver sem proteina animal. Umpouco de estudo comprova isso facilmente. Ao longo da historia, milhoes de pessoas viveram e vivem sem consumo de carne animal.
    Portanto, considero que cada um que defenda seu ponto vista, médica e cientificamente. Nenhum dos lados deve obrigar ao outro a aceitar seu ponto de vista.

  65. Rainer Francis Hoffmann disse:

    Eu concordo que não há como pensarmos o nosso meio de vida sem o consumo de proteína animal. No entanto, campanhas como esta deveriam ser um alerta para todo o setor pecuário a fim de que possamos rever nossos métodos de produção buscando alternativas sustentáveis, otimização de recursos e minimizando ao máximo possível o estresse e sofrimento dos animais abatidos. Com certeza iniciativas como estas seriam a melhor propaganda para o setor. O ambiente é hoje primordial para nossa sobrevivencia.

  66. carlos eduardo disse:

    essa historia de segunda- feira sem carne é igual historia so saci perere todo mundo sabe q existe mais niguem nunca viu..

  67. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Maurício, vc tem certeza do que esta falando…? Tenho um pouco de experiência e conhecimento sobre o assunto, e a carne, de qualquer animal, estava presente na dieta de todos os povos, mesmo em porcentagem pequena. Excessão para povos em condições miseraveis! Conheço pessoas que eram vegetarianas e tiveram que adicionar proteína animal a suas dietas ou continuariam sentindo vertigens e amarelamento da pele. Angélica, o problema não é a questão financeira e sim a ideologia sensacionalista, com argumentos sem fundamentos técnicos e de conhecimento de causa.

    As pessoas precisam ter cuidado com as informações que querem passar, isso foi e será sempre um risco para a sociedade. Inconsequência nas palavras podem gerar o caos em muitas situações. Sabemos que o boi, é ainda, um dos únicos animais criados em harmonia com o ambiente, no Brasil, até o peixe já esta fechado, em condições de altos níveis de stress, imagine o nível de poluição dessas condições de cria. Pensem nisso!

  68. Diogo Peixoto da Luz disse:

    Não se preocupem meus amigos, para isso temos a SKOL fazendo propaganda para nos todos os dias na TV!! Falando que cerveja e churrasco todos os domingos!!!!! Não tem combinação melhor Cerveja, Carne Assada e ainda por cima a maminha da Marcinha fiquem tranquilos!!!!!

    UM ABRAÇO A TODOS

  69. Felipe De David Bortolotto disse:

    Contra fatos não há argu..!:
    Supondo 2,5 anos como idade de abate(912 d).Nasce (30Kg) e morre(480kg) = 255Kg peso médio.
    255Kg X 2,25% do Peso Vivo = 5,73Kg de Cons. médio de Materia Seca (MS).
    Se o capim tiver 33% MS = 17,38 Kg de Matéria Original (MO).
    17,38 (MO) – 5,73 (MS) = 11,65 Kg de água/dia X 912 d = 10.624 L de água via Capim!
    Cons. médio de água/dia de 30 L X 912 d = 27.360 L
    Cons. água abate = 1750 L
    CONS. TOTAL = 39734 L que dividido por 16@ = 165 L/Kg carne.
    Longe dos 15mil