O frio que tomou conta de algumas regiões do país deve seguir com influência sobre o clima nos próximos dias, mas o grande destaque da previsão do tempo é o volume de chuva em algumas localidades.
Segundo a Climatempo, uma infiltração marítima vai intensificar a formação de nuvens na costa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro.
“Já tivemos um fim de semana bastante instável no litoral dos dois Estados e ainda há indicação para mais chuva que pode superar a média normal para agosto. O potencial para transtornos aumenta e a população deve ficar atenta e pedir ajuda e orientação à Defesa Civil”, diz a Climatempo, em boletim.
Segundo a empresa, na última semana de agosto, a chuva deve se estender também para cidades do leste e sul de Minas Gerais, e pode acontecer em forma de temporais no Vale do Jequitinhonha.
“As instabilidades também ganham força no Espírito Santo, a capital Vitória, fica em alerta para o risco de temporais e cidades como Linhares e São Mateus também podem registrar acumulados elevados de chuva”, ressalta a Climatempo.
Também deve chover forte no Sul do Brasil. Até o dia 5 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê acumulados maiores que 50 milímetros em grande parte da região. Em áreas centrais, esses valores podem ultrapassar 90 mm. Já em áreas do extremo sul do Rio Grande do Sul, as chuvas podem ser inferiores a 20 mm.
Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva menores que 20 mm em grande parte da região, incluindo áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Já na costa leste, há previsão de que o volume de precipitações seja maior que 20 mm.
Por fim, na Região Norte, as chuvas devem ultrapassar os 30 mm no noroeste do Amazonas, oeste do Acre e extremo norte de Roraima. Nas demais áreas da região, podem ocorrer baixos volumes, inferiores a 20 mm, segundo o Inmet.
Fonte: Globo Rural.