O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sérgio Amaral, lança, nesta sexta-feira, o Programa Especial de Exportações (PEE) no Mato Grosso. O objetivo do PEE é criar as condições para o aumento das exportações, por meio da soma de esforços do setor privado com os governos Federal, estaduais e municipais. Atualmente, 12 Estados já implantaram seus programas de exportações. Mato Grosso será o 13º. Amaral e o governador do Mato Grosso, Dante de Oliveira, vão firmar uma parceria para a gestão do Programa Estadual de Exportação.
A implantação do PEE tem estimulado o desenvolvimento da cultura exportadora nos Estados. A cultura de produzir para o mercado externo, segundo o ministro, é fundamental para o sucesso do esforço exportador e conquista de novos espaços no mercado internacional. Ele ressalta que as empresas não podem exportar apenas em épocas de retração do mercado interno. Elas devem criar linhas de produção destinadas aos mercados de outros países.
Outro objetivo do PEE é montar sistemas de apoio às exportações no interior do País, levando em conta as vocações econômicas regionais. Cada Estado define os setores que vão integrar o programa, indica os gerentes setoriais e escolhe suas parcerias.
Os setores escolhidos para dar início ao Programa Especial de Exportações do Estado do Mato Grosso foram carne bovina, suína, frango, madeira, palmito e guaraná. O Estado é um tradicional produtor de carnes e madeiras.
De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, as exportações do Mato Grosso cresceram 35% no ano passado em relação a 2000. O Estado vendeu, em 2001, US$ 1,395 bilhão ao mercado externo e importou US$ 136,3 milhões, o que resultou em superávit de US$ 1,259 bilhão. Até abril deste ano as exportações aumentaram para US$ 420,6 milhões, contra US$ 310,7 milhões do mesmo período do ano passado, um crescimento de 35,36% no quadrimestre.
Essas exportações, entretanto, estão concentradas em produtos básicos (88,4% do total vendido ao mercado externo), principalmente soja em grão, que responde a 54% das vendas externas. A política do ministro é exportar mais produtos manufaturados, com maior valor agregado, que geram mais emprego e renda no País.
O principal mercado comprador é a União Européia (71,5%), o que demonstra uma grande concentração das vendas em um único bloco econômico.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC (por Jacqueline Bogdezevicius), adaptado por Equipe BeefPoint