Segundo dados do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC), a abertura de novos mercados e o aprofundamento dos já obtidos posicionou a marca Uruguai sob o conceito: “Embalamos a natureza, vendemos confiança” e, a nível institucional, incorporou tecnologias nos processos.
O trabalho do INAC inclui a construção do posicionamento das carnes do Uruguai no mundo, a melhora contínua dos processos geradores de valor dentro do setor e o desenvolvimento das capacidades institucionais, incluindo a vinculação com a sociedade.
Nos últimos cinco anos, o INAC cumpriu os objetivos de aumentar os mercados potenciais de colocação dos produtos de carne e aprofundar os atuais. Entre as principais ações realizadas incluem a abertura do mercado da Coreia do Sul, em fevereiro de 2014, e o acesso à Cota 481, a implementação de produtos Halal na China e a instalação do escritório internacional do INAC nesse gigante asiático no primeiro semestre do ano anterior.
O INAC achou necessário adaptar os produtos à demanda e, para isso, trabalha na incorporação dos principais atributos de qualidade valorizados pelos nichos de mercado de alto valor. Nesse sentido, foram realizados programas de certificações sob medida e um plano piloto de certificação massiva.
Também se estabeleceu um programa e um protocolo de bem-estar animal, a rotulagem facultativa, um estudo de sustentabilidade com a Faculdade de Agronomia, bem como um acordo do Programa de Certificação Piloto em Cerro Largo com a Alianza Del Pastizal.
Entre os objetivos imediatos para o período que começa se destaca entrar no mercado japonês.
Fonte: Eurocarne, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.