Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 03-setembro-2024
4 de setembro de 2024
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 04-setembro-2024
5 de setembro de 2024

Setor pecuário da Austrália pode atingir recordes em 2025

O rebanho de gado da Austrália atingiu e superou um pico cíclico após operar em sua capacidade máxima nos últimos 12 meses, de acordo com a atualização das Projeções da Indústria de Gado divulgada hoje pela Meat & Livestock Australia (MLA).

A atualização fornece uma perspectiva revisada em relação à previsão original de 2024, que foi emitida em fevereiro. Ela traz previsões sobre o rebanho, abate, produção e pesos de carcaça.

Erin Lukey, analista sênior de informações de mercado da MLA, disse que o rebanho australiano de 2024 foi estimado em uma redução de 1,4% para 30,2 milhões de cabeças, uma diminuição de pouco mais de 400 mil cabeças de acordo com as projeções atualizadas da indústria pecuária.

O rebanho do norte deverá se estabilizar em 2024 e 2025, à medida que as estações chuvosas médias continuarão apoiando um rebanho de reprodução grande e produtivo, além de um aumento no número de gados exportados para o Sudeste Asiático.

O sul da Austrália será o responsável pela contração do rebanho ao longo do período de previsão, pois a forte demanda internacional por carne bovina sustentará um maior abate em um rebanho que já atingiu a maturidade.

Essa diminuição no número de cabeças coloca o rebanho em uma fase de leve redução, como observado nas últimas estatísticas do Australian Bureau of Statistics. O perfil etário do rebanho continua amadurecendo após a reconstrução do rebanho ocorrida entre 2020 e 2023, e a forte demanda internacional incentiva o abate de gado pronto para o processamento.

O abate de gado adulto na Austrália está previsto para aumentar 16% em 2024, alcançando 8,2 milhões de cabeças, o que representa o maior número desde o ano de seca de 2019. Para o futuro, a MLA sugere que o abate permanecerá relativamente estável em 2025 e 2026, já que o ritmo de abate continuará elevado.

Os pesos elevados das carcaças impulsionarão a produção de carne bovina em 2024 e deverão levar a produção a níveis recordes em 2025, quando se espera que alcance 2,55 milhões de toneladas. A demanda internacional por carne bovina permanece forte, já que as dinâmicas de oferta no exterior criam oportunidades no mercado global.

Impacto da redução do rebanho de gado nos EUA

“O rebanho de gado dos Estados Unidos provavelmente entrará em 2025 menor do que era em 2024, um ano em que o rebanho atingiu seu ponto mais baixo em 72 anos”, disse Lukey.

“Independentemente de quando os EUA entrarem em uma fase de reconstrução, sua oferta de gado continuará baixa, já que as taxas de natalidade nos últimos cinco anos estiveram abaixo da média e a disponibilidade de gado já começou a diminuir.

“A atual escassez de carne bovina nos EUA continuará impulsionando a demanda por carne bovina australiana globalmente, tanto nos EUA como substituto direto do produto doméstico, quanto nos principais mercados de exportação do norte da Ásia, onde Austrália e EUA competem por participação de mercado.”

As projeções da indústria da MLA são uma ferramenta importante para a indústria e a cadeia de suprimentos em geral entenderem a direção do setor de carne vermelha nos próximos anos, incluindo questões macroeconômicas que impactam a indústria e uma compreensão mais profunda da oferta prevista, disse Lukey.

“Produtores, processadores, agentes e o governo foram consultados no desenvolvimento dessas projeções, garantindo que seja um documento útil para todos os envolvidos na indústria e que reflita com precisão o que está ocorrendo no setor”, concluiu.

Fonte: Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress