O Sicoob e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão firmar uma parceria para levar assistência técnica especializada ao campo e incentivar a adoção de boas práticas de produção por pecuaristas que se financiam via cooperativa de crédito.
Pelo acordo, técnicos do Sicoob receberão treinamentos sobre o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) da Embrapa. Depois de capacitados, eles vão oferecer orientações sobre esses métodos produtivos para cooperados que atuam na criação de gado de corte. A iniciativa preza pela sustentabilidade, a saúde e o bem-estar animal, com a adoção de protocolos de controle de qualidade e garantias de maior rentabilidade e competitividade ao produtor.
Caso o pecuarista se interesse pelas técnicas do programa, o Sicoob vai oferecer financiamentos em condições mais acessíveis para que ele possa realizar as adaptações necessárias na propriedade e na criação. A cooperativa financeira não revelou as taxas de juros, mas disse que serão menores que as do mercado.
Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, disse que o acordo permitirá que os cooperados tenham acesso a técnicos capacitados em assistência técnica rural para fornecer diagnósticos precisos e orientações aos produtores na adoção de protocolos de qualidade para a pecuária de corte.
“Essa parceria estratégica é fruto de um longo período de planejamento e desenvolvimento. A Embrapa, referência em pesquisa agropecuária no Brasil, une forças com o Sicoob para impulsionar o Programa BPA, trazendo mais rentabilidade ao produtor. Com um rebanho mais eficiente e menos perdas, fortalecemos a competitividade do setor e contribuímos para a sustentabilidade da produção”, disse o executivo, em nota ao Valor.
Para a pesquisadora da Embrapa Mariana de Aragão Pereira, a parceria pode potencializar os resultados da pecuária de corte brasileira com a adoção de boas práticas na propriedade rural. “Este programa tem um impacto significativo na sociedade”, disse, no comunicado.
A parceria será assinada nesta terça-feira (25/3), na Dinapec, feira de tecnologia realizada em Campo Grande (MS).
Fonte: Globo Rural.