Um importante marco no fortalecimento da integridade da base de dados do sistema nacional de identificação animal australiano (National Livestock Identity System – NLIS), foi alcançado nesse mês com obtenção da certificação ISO 9000:2001 (International Standards Organization -9000:2001). O gerente do NLIS, Mick Prendergast, disse que a obtenção do credenciamento ISO fornecerá mais garantias com relação à integridade da base de dados do NLIS.
“O sistema de gerenciamento de qualidade ISO é o melhor do mundo. Ser certificado pelo ISO significa que nossa equipe da base de dados do NLIS opera usando sistemas e processos que são comparáveis com os melhores do mundo. Mais importante ainda, é que os participantes do NLIS podem estar confiantes que o Meat and Livestock Australia (MLA) está gerenciando a base de dados de acordo com um sistema de gerenciamento de qualidade reconhecido mundialmente”, afirma Mick Prendergast.
O processo de certificação ISO requer que a equipe da base de dados do NLIS entenda os requerimentos do sistema de gerenciamento de qualidade, avalie suas atividades com relação a esses requerimentos e faça mudanças de acordo. Um auditor independente, então, avalia os sistemas e processos com relação aos padrões internacionais para ver se a equipe está cumprindo os regulamentos.
“Durante a auditoria e até seu final nós temos que avaliar a forma de como conduzimos nossos negócios com relação aos padrões internacionais e fazer melhorias na forma em que administramos a base de dados do NLIS. Os benefícios de operar sob o sistema de gerenciamento de qualidade são muito claros, nós estamos fazendo melhorias na forma como ouvimos nossos clientes e seus requerimentos, e temos feito mudanças na base de dados do NLIS que gerarão uma base segura e sólida, que atenda às necessidades de quem depende das nossas informações”, relata o gerente do NLIS.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint