Mercado Físico da Vaca – 07/10/09
7 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 08/10/09
9 de outubro de 2009

Sônia S. Martins fala sobre cria e o ciclo pecuário

Parece-me que a cria, em determinados momentos, como está ocorrendo agora, apresenta de fato boa rentabilidade. Mas esses momentos são curtos.

A leitora do BeefPoint Sônia Santana Martins, de São Paulo/SP, enviou um comentário ao artigo “Perspectivas da pecuária de cria no Brasil: mais reflexões“. Abaixo leia a carta na íntegra.

“Parece-me que a cria, em determinados momentos, como está ocorrendo agora, apresenta de fato boa rentabilidade. Mas esses momentos são curtos e só acontecem quando a pecuária está no fundo do poço, que ocorre quando preços baixos da carne são empurrados para trás, para preços cada vez menores de bezerros até que chega um ponto em que os criadores tem que vender boa parte das matrizes para bancar custos de manutenção da fazenda e da familia.

Quando começa a faltar carne no mercado e a faltar bezerro para reposição é que ocorre o bom momento do criador.

Este processo todo, que constitui o chamado ciclo pecuário, é muito variável podendo durar, entre dois fundos do poço, de 4 a doze anos, segundo pude observar usando preços de diferentes categorias animais no Estado de São Paulo referentes ao periodo 1958 a 2008.

Parece-me que, até agora, a cria tem sido o colchão de amortecimento das crises da pecuária. Os frigoríficos exploram os invernistas, que exploram os recriadores, que exploram o criador, que enfrenta o ciclo mais longo e as maiores taxas de mortalidade, além de ter maiores custos de mão de obra, pois os bezerros e matrizes exigem maiores cuidados.

Um comportamento menos predatório ao longo da cadeia seria interessante para todos os elos, mas na prática temos uma guerra na cadeia produtiva, que inclusive dificulta o progresso técnico através do investimento.

Não acredito muito que toda essa questão de certificação de origem venha a alterar o quadro, a não ser que se abram de fato os mercados japonês e americano que remuneram muito bem ou o chinês que poderá demandar grandes quantidades e as fronteiras de expansão de fato se fechem.”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0 Comments

  1. joao olivio silva disse:

    muito oportuno, desde que se faça as tres etapas. cria-recria e engorda.

plugins premium WordPress