Mercados Futuros – 30/04/08
30 de abril de 2008
Fazenda Nossa Senhora vence Circuito Boi Verde em Nova Andradina/MS
5 de maio de 2008

S&P eleva Brasil para grau de investimento

Os principais fatores destacados pelas agências de classificação, na avaliação de um País, relacionam o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a estrutura de arrecadação do governo local, a política de gastos públicos, as contas externas e o nível de endividamento da região em questão. A reação da Bolsa de Valores de São Paulo foi imediata. Instantes após o anúncio, o Índice Bovespa disparou de alta de 1,50% para valorização de 6,33% em seu fechamento, maior variação percentual positiva desde outubro de 2002 e com recorde histórico de pontos.

A agência de classificação de risco Standard & Poor´s elevou o rating do Brasil para grau de investimento nesta quarta-feira (30). Com a alteração, o País passa a ter classificação de dívida em moeda estrangeira de “BBB-” com perspectiva estável, acima do “BB+” anterior.

O rating de curto prazo em moeda estrangeira foi elevado de “B” para “A-3”, e em moeda nacional passou de “A-3” para “A-2”.

De acordo com a agência, a alteração reflete a melhoria do nível de política econômica, e maior estabilidade dos fundamentos macroeconômicos.

Os principais fatores destacados pelas agências de classificação, na avaliação de um País, relacionam o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a estrutura de arrecadação do governo local, a política de gastos públicos, as contas externas e o nível de endividamento da região em questão.

A reação da Bolsa de Valores de São Paulo foi imediata. Instantes após o anúncio, o Índice Bovespa disparou de alta de 1,50% para valorização de 6,33% em seu fechamento, maior variação percentual positiva desde outubro de 2002 e com recorde histórico de pontos.

Com o mercado local elevado a investment grade, o volume de negócios tende a ser consideravelmente amplificado, uma vez que diversos fundos de investimento internacionais só investem em países com, no mínimo, tal rating. As informações são do Infomoney.

Os comentários estão encerrados.