Mercado Físico da Vaca – 26/03/09
26 de março de 2009
Mercados Futuros – 27/03/09
30 de março de 2009

Supermercados: vendas crescem 5,37% no 1º bimestre

As vendas do setor supermercadista cresceram 4,16% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta quinta-feira. Já descontada a inflação, em comparação a janeiro, houve queda de 5,37%. No acumulado do ano, a alta é de 5,37%. "Como o mês de fevereiro tem menos dias, é natural que haja uma queda em relação a janeiro. Mas, se compararmos com fevereiro do ano passado, o setor supermercadista ainda apresenta um resultado expressivo, mesmo com a crise financeira internacional", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.

As vendas do setor supermercadista cresceram 4,16% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) nesta quinta-feira. Já descontada a inflação, em comparação a janeiro, houve queda de 5,37%. No acumulado do ano, a alta é de 5,37%.

Em valores nominais, as vendas cresceram 10,30% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas caíram 4,85% sobre o mês anterior. No primeiro bimestre, a expansão ficou em 11,55%.

“Como o mês de fevereiro tem menos dias, é natural que haja uma queda em relação a janeiro. Mas, se compararmos com fevereiro do ano passado, o setor supermercadista ainda apresenta um resultado expressivo, mesmo com a crise financeira internacional”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Os produtos com as maiores altas foram açúcar (13,76%), batata (9,42%); e ovos, com 7,08%. Já os produtos com as maiores quedas foram: tomate, com -12,64%; feijão, com -7,20%; e carne dianteiro, com -7,06%.

Pesquisa da Abras aponta que a Páscoa neste ano deve ser a segunda melhor para os supermercados. Na média, a perspectiva dos supermercadistas é de crescimento nas vendas de 10,3% na Páscoa de 2009, em comparação com 2008.

Supermercados médios crescem mais

Em 2008, os líderes supermercadistas Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart mantiveram suas posições no ranking divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas foram as redes médias que registraram maior crescimento no faturamento. Para Sussumu Honda, presidente da Abras, este crescimento esta relacionado à abertura de novas lojas. “As redes menores tiveram um crescimento bastante expressivo”, diz. Mas para este ano, ele prevê uma crescimento um pouco mais acanhado para as redes médias. “Haverá um movimento de certa cautela em relação à expansão.”

O faturamento das vinte maiores empresas do setor supermercadista foi de R$ 82,1 bilhões em 2008, crescimento de 11,46% na comparação com o ano anterior. Neste grupo, as três líderes detêm 73,4% do faturamento total, uma ligeira queda em relação a 2007, quando elas representavam 74,64% da receita do grupo.

As informações são da Folha Online e da Gazeta Mercantil, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress