Experimento com BellMais Fertilidade comprova sua eficácia para elevar índices de concepção em vacas.
Vacas Nelore submetidas a protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), quando suplementadas com BellMais Fertilidade, apresentam resultados superiores em comparação a vacas que receberam suplementação convencional. Essa foi a conclusão do estudo conduzido pelos pesquisadores Daniel de Oliveira e João José Demarchi entre novembro de 2005 e março de 2006, no Pólo Regional do Extremo Oeste – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), antigo Instituto de Zootecnia de Andradina, São Paulo.
Para a realização do experimento, os profissionais avaliaram 220 animais, divididos em dois grupos. “A primeira inseminação em tempo fixo apresentou prenhez positiva em 52% dos animais tratados com BellMais Fertilidade, contra 40% daqueles que receberam suplementação mineral convencional. Após a segunda inseminação, 68% dos animais que receberam BellMais Fertilidade tiveram prenhez confirmada, contra 52% do lote testemunha” declara Marco Balsalobre, diretor-técnico da Bellman.
Clientes que utilizam BellMais Fertilidade em seus rebanhos também comprovam a eficiência do produto. Marcio Takigushi, do Grupo Nippak, com fazendas em Três Lagoas (MS), obteve 88% de fertilidade com BellMais Fertilidade contra 85% com a suplementação convencional. Márcio de Rezende Andrade, do Grupo 4R – da Fazenda São Sebastião, em Caarapó (MS) – conseguiu 86,9% contra 75% de concepção com suplementos convencionais. Já Nelcy Palhares Ribeiro, com fazenda em Inaciolândia (GO), constatou índices muito significativos com o BellMais Fertilidade: 86,4% de prenhez em inseminação em tempo normal e 72% com IATF em tempo fixo. Em monta natural, alcançou 98%.
Produzido pela Bellman Nutrição Animal, o BellMais Fertilidade é um suplemento enriquecido com ácidos graxos de cadeia longa e insaturados, protegidos da degradação ruminal. Foi especialmente desenvolvido para contribuir no restabelecimento dos níveis adequados de prostaglandina e progesterona, o que promove a diminuição da mortalidade embrionária e o conseqüente aumento da taxa de concepção. Recomenda-se sua utilização durante 12 semanas: duas antes do início do período de estação de monta e dez após. O investimento gira em torno de R$ 20,00 por cabeça.
Fonte: Assessoria de imprensa da Bellman