Mercado do boi gordo – 28/09/06
28 de setembro de 2006
Síntese agropecuária BM&F – 30/09/2006
30 de setembro de 2006

Suplemento da Bellman aumenta taxas de fertilidade em bovinos

Experimento com BellMais Fertilidade comprova sua eficácia para elevar índices de concepção em vacas.

Vacas Nelore submetidas a protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), quando suplementadas com BellMais Fertilidade, apresentam resultados superiores em comparação a vacas que receberam suplementação convencional. Essa foi a conclusão do estudo conduzido pelos pesquisadores Daniel de Oliveira e João José Demarchi entre novembro de 2005 e março de 2006, no Pólo Regional do Extremo Oeste – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), antigo Instituto de Zootecnia de Andradina, São Paulo.

Para a realização do experimento, os profissionais avaliaram 220 animais, divididos em dois grupos. “A primeira inseminação em tempo fixo apresentou prenhez positiva em 52% dos animais tratados com BellMais Fertilidade, contra 40% daqueles que receberam suplementação mineral convencional. Após a segunda inseminação, 68% dos animais que receberam BellMais Fertilidade tiveram prenhez confirmada, contra 52% do lote testemunha” declara Marco Balsalobre, diretor-técnico da Bellman.

Clientes que utilizam BellMais Fertilidade em seus rebanhos também comprovam a eficiência do produto. Marcio Takigushi, do Grupo Nippak, com fazendas em Três Lagoas (MS), obteve 88% de fertilidade com BellMais Fertilidade contra 85% com a suplementação convencional. Márcio de Rezende Andrade, do Grupo 4R – da Fazenda São Sebastião, em Caarapó (MS) – conseguiu 86,9% contra 75% de concepção com suplementos convencionais. Já Nelcy Palhares Ribeiro, com fazenda em Inaciolândia (GO), constatou índices muito significativos com o BellMais Fertilidade: 86,4% de prenhez em inseminação em tempo normal e 72% com IATF em tempo fixo. Em monta natural, alcançou 98%.

Produzido pela Bellman Nutrição Animal, o BellMais Fertilidade é um suplemento enriquecido com ácidos graxos de cadeia longa e insaturados, protegidos da degradação ruminal. Foi especialmente desenvolvido para contribuir no restabelecimento dos níveis adequados de prostaglandina e progesterona, o que promove a diminuição da mortalidade embrionária e o conseqüente aumento da taxa de concepção. Recomenda-se sua utilização durante 12 semanas: duas antes do início do período de estação de monta e dez após. O investimento gira em torno de R$ 20,00 por cabeça.

Fonte: Assessoria de imprensa da Bellman

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress