Argentina discute genética braford
28 de outubro de 2002
Inquérito sorológico do Paraguai fica pronto amanhã
30 de outubro de 2002

Técnicos do Nafta chegam ao Brasil

Um grupo de nove técnicos americanos e canadenses, representantes do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), está no Brasil para habilitar o país à exportação da carne bovina in natura, após análise de risco do setor. Durante uma semana, eles visitarão os estados de Tocantins, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Acompanhados por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os representantes estrangeiros visitarão os laboratórios de análise do Mapa, Delegacias Federais de Agricultura, escritórios veterinários regionais, propriedades rurais e postos de fronteira com o Paraguai e Bolívia. O objetivo do Brasil é ampliar as exportações de carne para países membros do Nafta (Estados Unidos, Canadá e México).

O Brasil exportou este ano, de janeiro a setembro, 39 mil de toneladas de carne bovina industrializada para os países do Nafta, com uma receita de US$ 90 milhões, 42,71% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Mapa, em 2001, os frigoríficos gaúchos exportaram três mil toneladas de carne bovina industrializada e enlatada para os Estados Unidos. Em 2002, até o mês de setembro, foram remetidas 2,6 mil toneladas do mesmo produto, na forma de corned beef.

Fonte: Agência Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Henrique Cícero Molina Rocha disse:

    Os frigoríficos do estado de São Paulo não serão visitados?

    Qual exigencia os EUA ainda podem fazer tendo em vista que o Brasil já exporta carne para outros países?