Um grupo de nove técnicos americanos e canadenses, representantes do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), está no Brasil para habilitar o país à exportação da carne bovina in natura, após análise de risco do setor. Durante uma semana, eles visitarão os estados de Tocantins, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Acompanhados por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os representantes estrangeiros visitarão os laboratórios de análise do Mapa, Delegacias Federais de Agricultura, escritórios veterinários regionais, propriedades rurais e postos de fronteira com o Paraguai e Bolívia. O objetivo do Brasil é ampliar as exportações de carne para países membros do Nafta (Estados Unidos, Canadá e México).
O Brasil exportou este ano, de janeiro a setembro, 39 mil de toneladas de carne bovina industrializada para os países do Nafta, com uma receita de US$ 90 milhões, 42,71% a mais do que o mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Mapa, em 2001, os frigoríficos gaúchos exportaram três mil toneladas de carne bovina industrializada e enlatada para os Estados Unidos. Em 2002, até o mês de setembro, foram remetidas 2,6 mil toneladas do mesmo produto, na forma de corned beef.
Fonte: Agência Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Os frigoríficos do estado de São Paulo não serão visitados?
Qual exigencia os EUA ainda podem fazer tendo em vista que o Brasil já exporta carne para outros países?