Boutiques de carne apostam em mercado de luxo
3 de setembro de 2014
Austrália: programa de padrões de qualidade da carne terá crescimento significativo
3 de setembro de 2014

Temple Grandin: boas práticas humanas levam à carne de melhor qualidade

Temple Grandin, pesquisadora de bem-estar animal e professora da Universidade do Estado do Colorado, disse a oficiais da indústria de alimentos dos Estados Unidos na terça-feira que as práticas humanas levam à melhor qualidade da carne, o que está ajudando a contribuir com os altos preços históricos da carne.

Temple Grandin, disse a oficiais da indústria de alimentos dos Estados Unidos na terça-feira que as práticas humanas levam à melhor qualidade da carne, o que está ajudando a contribuir com os altos preços históricos da carne.

Grandin disse que o tratamento humano fornece benefícios na planta de abate, bem como na fazenda e no confinamento.

Grandin falou em uma conferência para cerca de 200 funcionários do Performance Food Group na sede da Associação Nacional de Produtores de Carne (NCBA) dos Estados Unidos que um animal que fica agitado no abatedouro nos últimos cinco minutos de sua vida terá a carne mais dura do que aqueles que não ficam agitados.

Ela disse que o estresse por práticas ruins de manejo leva o animal a produzir cortisol, o que desacelera o ganho desejado de peso e torna a carne menos macia.

Apesar de a ligação entre hormônios induzidos pelo estresse e qualidade da carne já ter sido estudada há um tempo, ganha agora nova importância à medida que os consumidores se tornam mais exigentes com suas compras.

O consumo per capita de carne bovina nos Estados Unidos alcançou seu pico em 1976 e continuou caindo desde então, devido às preocupações dos consumidores sobre gordura saturada e colesterol. Os preços, entretanto, aumentaram para níveis quase recordes, devido às questões da seca e aos altos preços dos alimentos animais. Esses problemas levaram os produtores a liquidar seus rebanhos. Além disso, alguns consumidores estão buscando cortes de carne bovina de maior qualidade.

As vendas da carne bovina Angus, Braveheart, do Performance Food Group, aumentaram em 20% no ano passado, enquanto o consumo continuou caindo, disse o vice-presidente de proteína da companhia, Steve Sands. Ele disse que a demanda por carne bovina de alta qualidade entre os clientes de restaurantes vai de carne bovina a bifes.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress