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Tendências anunciadas para Anuga 2019

A maior feira de alimentos e bebidas do mundo está a apenas algumas semanas e as principais tendências estão surgindo.

De 5 a 9 de outubro, em Colônia, a Anuga contará com mais de 7.400 expositores de 100 países. Em 2017, a feira atraiu 165.000 visitantes de 198 países, tornando-a uma das feiras mais esperadas do calendário de alimentos e bebidas.

As 11 tendências que o Anuga deste ano se concentrará são:

Funcional e “livre de”

Segundo os organizadores da Anuga, “livre de” está se tornando cada vez mais popular como categoria. Em 2018, 23% de todos os novos alimentos apresentavam notas “livre de”. Os produtos sem glúten se destacam nesse grupo. Em 2018, os produtos sem glúten representaram 58% de todos os produtos gratuitos, enquanto os produtos veganos, com um crescimento médio anual de 30% desde 2014 (crescimento anualizado em 2014-2018), foram os fatores de crescimento.

Halal

A crescente demanda por produtos acabados halal no Oriente Médio, combinada com a crescente demanda no Ocidente, está impulsionando um forte crescimento no segmento de alimentos com certificação halal. A introdução de novos produtos halal no mundo está em um crescimento médio anual estável de 10,7%. Em 2018, 67% dos lançamentos de produtos da Halal estavam na Ásia, onde vive a maioria da população muçulmana em todo o mundo. A África e o Oriente Médio também são mercados importantes para os produtos Halal.

Kosher

A distribuição de alimentos kosher está aumentando no lançamento de produtos, de acordo com dados do Innova Market Insights. Além disso, 33% dos produtos kosher estavam sem glúten em 2018, 25% estavam livres de OGM e 22% tinham uma indicação ‘sem aditivos e conservantes’. A maioria das referências kosher se refere às principais categorias de assados, molhos e condimentos, além de lanches.

Não OGM

Em 2018, mais de 5% dos produtos recém-lançados em todo o mundo tinham um indicador ‘no GM’, representando um crescimento médio anual de 14% desde 2014. Nos últimos anos, a América do Norte substituiu a Europa como o principal mercado para indicações sem OGM. Também na América Latina, um aumento deve ser observado. A maioria dos produtos recém-introduzidos sem OGM está nas categorias de panificação, laticínios e lanches, mas os níveis mais altos dessas indicações são mais altos em cereais e alimentos para bebês e crianças pequenas.

Orgânico

A porcentagem de novos produtos atribuíveis ao segmento de biocombustíveis aumentou de 8,8% dos novos lançamentos em 2014 para 10,5% em 2018. Na Europa, o aumento ainda é de 15,5% do crescimento médio anual dos rótulos orgânicos de novos alimentos europeus (anual crescimento global 2014-2018). Em 2018, 58% de todos os lançamentos orgânicos ocorreram na Europa e 22% na América do Norte. A categoria que mais cresce é “lanches”, com um crescimento médio anual de 18,6% (crescimento total anual 2014-2018).

Denominação de origem protegida

Alimentos produzidos local e regionalmente parecem mais confiáveis para os consumidores. Além disso, certificados de origem como DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida) fortalecem a imagem dos produtos fabricados tradicionalmente e destacam sua origem e qualidade. De fato, 10% dos consumidores desejam que suas frutas e legumes, carne, ovos e ovos sejam produzidos localmente ou produzidos localmente (Innova Market Insights, Consumer Survey 2018).

Pronto para comer

As refeições e situações tradicionais das refeições estão se tornando menos comuns e os consumidores estão procurando soluções rápidas, convenientes e saudáveis ​​que melhorem seu estilo de vida ocupado. Os consumidores estão cada vez mais procurando lanches saudáveis ​​e saborosos em qualquer lugar com embalagens práticas. Até 2018, uma em cada quatro refeições prontas e produtos para viagem estava isenta de glúten, representando um crescimento médio anual de 37,2% (crescimento total anual 2014-2018). Outras notas importantes são o alto teor de proteínas / fonte de proteínas. Alto teor de fibra / fonte de fibra, ecológica e natural.

Superalimentos

Como superalimento, podem ser classificados alimentos com um valor nutricional particularmente benéfico. Estes são alimentos ricos em nutrientes que possuem um valor agregado especial para a saúde e o bem-estar. O número de novos os alimentos introduzidos comercializados como superalimentos apresentam um crescimento médio anual de 12% (crescimento total anual 2014-2018). A penetração geral nessa categoria está nos grãos e nas culturas primárias, com superalimentos sementes de abóbora (+ 34%), sementes de girassol (+ 21%), quinoa (+ 14%) e sementes de linhaça (14%) crescendo mais rapidamente (crescimento anual anual em 2014-2018).

Comércio Justo

O Comércio Justo se concentra no desenvolvimento internacional, na justiça social e no retorno econômico equitativo. Embora ainda seja um nicho de mercado, menos de 1% de todos os alimentos importados recentemente têm uma marca de ‘Comércio Justo’, com um crescimento anual médio estável de 6% (crescimento acumulado anual 2014-2018). Doces e bebidas quentes são as duas principais categorias de certificação Fairtrade.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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