No momento em que você estiver avaliando o que cada uma das pessoas que são referência para você estão tendo de resultados, faça um mapeamento e escute com um filtro de entender qual é a meta dessas pessoas com base na linguagem.
Sempre falo sobre a questão da linguagem da produtividade versus a linguagem do lucro. Recentemente, identifiquei que existem também outras linguagens. Existem pessoas muito boas e competentes no negócio, que investem muito na fazenda, que têm fazendas de referência, mas que têm uma métrica de vaidade, novidade e de tecnologia, às vezes misturado e às vezes individual.
Por exemplo, a pessoa se sente vaidosa por ter um negócio muito difícil de tocar. Dessa forma, ele mesmo acaba complicando o negócio para se tornar mais difícil ainda e mostrar que ele dá conta de fazer a banda tocar com 17 instrumentos, mesmo que com 3 já resolvesse. Ou tinha 90% do resultado com 30% do esforço.
Ou então a pessoa é muito focada em novidade e tecnologia, sempre buscando a novidade em relação a isso. E tenho que reconhecer que já fui esse cara! Mas sou hoje muito menos do que já fui.
Vale destacar que a pessoa que tem essas métricas não está errada, pois é o projeto dela. A questão aqui é que não devemos cair na armadilha de seguir uma pessoa cuja grande métrica é a vaidade ou a novidade ou qualquer outra que seja diferente da nossa, que é lucratividade, negócio e risco.
Assim, preste atenção para usar como referência pessoas que possuem métricas parecidas com as suas, para que você possa alcançar os resultados que espera.
Fonte: AgroTalento.