Testes confirmaram o primeiro caso da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ na Polônia, segundo anunciado pelo chefe do serviço veterinário do país, Piotr Kolodziej, no sábado. Segundo ele, a carne de uma vaca de 9 anos de idade foi retirada do mercado após testes feitos por veterinários em Krakow e Pulawy, que confirmaram que o animal tinha EEB. “Os consumidores estão seguros. Nós testamos todos os animais de mais de 30 meses de idade”.
Segundo o Ministério da Agricultura polonês, os serviços veterinários de todo o país foram colocados em alerta. Essa notícia é um golpe nos esforços feitos pelo país para evitar que a doença atingisse o território polonês. As autoridades polonesas proibiram a entrada de carne e produtos derivados de países onde casos da doença foram registrados.
A vaca afetada pela EEB era proveniente de uma propriedade rural privada da região de Ciezkowice. Os oficiais estão investigando suas origens, segundo o veterinário que levou as amostras do animal para ser testadas, Marek Jakubiak. O animal foi abatido no dia 1o de maio. O abatedouro foi desinfectado e fechado até sábado, segundo o veterinário chefe da região do sul de Krakow, Krzysztof Ankiewicz.
A Comissão Européia não está planejando promover uma barreira às importações de carne bovina da Polônia – país que segue as recomendações feitas pela União Européia no controle da EEB.
Fonte: Associated Press Writer, adaptado por Equipe BeefPoint