A Turquia deverá anunciar uma importante baixa na porcentagem de tarifas de importação de gado em pé. Os importadores privados passariam de pagar 60% para 10%, enquanto se projeta compras de 500 mil cabeças para 2017.
Anualmente, a Turquia importa aproximadamente esse volume de animais para terminação e abate, considerando mais de 20 países fornecedores, entre eles, o Uruguai. Em 2016, o Uruguai exportou 250 mil cabeças à Turquia, dado que demonstra o forte interesse desse país pelos animais uruguaios.
Vale lembrar que, no último ano, o governo turco decidiu intervir no mercado de gado em pé, aumentando a tarifa de 10% para 60% ao setor privado e realizou licitações e compras oficiais sem tarifas. Seu objetivo era baixar o preço da carne no mercado interno, mas isso não foi acanhado. Por isso, agora decidiu-se reverter essa medida e que a atividade volte a funcionar como antes.
Durante 2016, o governo turco impostava os animais, os dava aos produtores privados para que terminassem de engordar e, depois, os abatiam em frigoríficos estatais. Agora, alguns produtores poderão importar diretamente o gado, pagando 10% de tarifas, para abater onde quiserem.
A Turquia demanda fundamentalmente novilhos sem castrar, de raças de corte e seus cruzamentos.
Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.