A Tyson Foods lançou hoje um fundo de venture capital para investir em produtos e serviços de alta tecnologia. Com o aporte inicial de US$ 150 milhões, a empresa de carnes, sediada em Springdale, nos EUA, pretende refinar seu portfólio no país.
Conforme a companhia, a intenção é investir em startups de sucesso em segmentos como embalagens inteligentes e carnes desenvolvidas em laboratórios.
Desenvolver produtos rentáveis e inovadores se tornou importante para a Tyson, que fatura US$ 20 bilhões ao ano e produz um em cada cinco libras de frango, carne bovina e suína produzidos nos EUA.
Entre outras coisas, o fundo irá avaliar fontes alternativas de proteína, como carnes desenvolvidas a partir de plantas, de insetos e de células animais que se auto-reproduzem.
“Olhamos para carnes alternativas como um “e” e não como um “ou” aos produtos convencionais”, disse Monica McGurk, diretora de estratégia da companhia.
A Tyson também se diz interessa em inovações para reduzir o desperdício de alimentos, como embalagens que permitam o alimento a se manter fresco por mais tempo e plataformas de marketing que ajudem os restaurantes a vender alimentos que seriam jogados fora. Algumas dessas startups podem ser adquiridas pela Tyson, ela acrescentou.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.