O município de Uberaba (MG) registrou ontem uma nova suspeita de raiva bovina – doença transmitida por morcegos hematófagos. Na semana passada foram confirmadas três mortes nos rebanhos da comunidades rurais de Ponte Alta, Serrinha, e Mata da Vida, localizadas a 20 quilômetros de Uberaba. O município e região totalizam 20 casos só neste ano.
Técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram esta semana na região da Casa Azul, a 50 quilômetros de Uberaba, para confirmar a existência de um número elevado de morcegos hematófagos. Foi feita uma inspeção para localização de colônias de morcego, onde possam existir animais contaminados.
Desde outubro do ano passado até março foram registradas 100 mortes, entre casos suspeitos e confirmados da doença. Como para a raiva bovina não existe cura, a imunização é feita através da vacinação do gado. Palestras estão sendo realizadas para conscientizar os produtores e criadores sobre a necessidade de se vacinar. As entidades que fiscalizam a sanidade encontram dificuldades em controlar a disseminação da doença, uma vez que a vacinação não é obrigatória.
(Por Virna Campos, para Gazeta Mercantil, 29/03/01)