Análise semanal – 09/06/04
9 de junho de 2004
Manejo adequado garante bem-estar animal em leilão
14 de junho de 2004

UE aprova exame sanitário da Argentina

A Argentina foi aprovada no exame sanitário feito pela União Européia (UE), o principal mercado para as carnes argentinas. Desta maneira, o país garante a continuidade das exportações de carnes a esse destino que, nos primeiros quatro meses do ano, alcançaram 11.532 toneladas por um valor de US$ 77,766 milhões, informa o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa).

Os inspetores europeus, que efetuaram a auditoria em abril passado, não encontraram deficiências “insolúveis” nos sistemas de controle e fiscalização sanitária. No entanto, o informe preliminar fez algumas “recomendações” que o Senasa deverá responder no transcurso dos próximos 25 dias.

Neste documento os auditores europeus sugerem elevar a “performance” do laboratório oficial que realiza os estudos sorológicos sobre a presença do vírus da febre aftosa. Além disso, os auditores disseram que o Senasa terá que realizar futuras investigações para identificar se o tipo de vírus envolvido no último foco de aftosa – surgido em setembro passado em Salta -, proveio da vacinação do gado ou de um foco infeccioso. A febre aftosa é a principal limitante do setor pecuário e de carnes da Argentina.

“Para a missão da UE, o Senasa realizou um grande esforço para melhorar o controle veterinário na Argentina desde a última missão e enfatizou a necessidade de continuar melhorando o controle”, disse o Senasa.

Outra recomendação feita pela UE é que o Senasa deveria revisar a instrumentação do programa de vigilância epidemiológica da febre aftosa e, ao mesmo tempo, desenvolver um sistema “mais confiável” pelo qual possa determinar o número de animais vacinados em cada campanha.

Fonte: La Nación, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.