Febre aftosa reforça importância da rastreabilidade
6 de fevereiro de 2006
O Brasil no mundo plano
8 de fevereiro de 2006

UE: certificação para bem-estar animal

A Comissão Européia propôs uma certificação especial “bem-estar animal” para produtos de carnes e peixes. Esta proposta faz parte de um plano de cinco anos da União Européia (UE) para promover o tratamento humanitário dos animais, segundo reportagem do site MeatNews.com.

Esta certificação determinará mais responsabilidades aos compradores de carnes para assegurar que estão obtendo seus produtos de fontes aprovadas e ajudará os consumidores a fazer escolhas mais bem informadas.

O Comissário para saúde e proteção do consumidor da UE, Markos Kyprianou, disse que esta certificação permitirá uma melhor promoção dos produtos que estão de acordo com os requerimentos de bem-estar animal e poderá representar uma diferenciação entre aqueles obtidos com os padrões básicos obrigatórios de bem-estar e aqueles com padrões mais altos.

0 Comments

  1. Marlene Esteves Peres Marino disse:

    Se a UE estivesse realmente preocupada com o bem estar animal, não exigiria a colocação de brinco e boton nas orelhas dos animais, principalmente da raça Nelore. É realmente estressante para os animais.

    Está na hora dos produtores lutarem para que a propriedade séria, que se preocupa em produzir qualidade, seja ela certificada.

  2. Carla Forte Maiolino Molento disse:

    Bem vinda a proposta da UE de certificação para bem-estar animal. Neste jogo, o produtor brasileiro pode conquistar um nicho de mercado crescente. Mais importante, é indispensável a melhoria das condições de vida dos animais que usamos para consumo. Com isso, caminhamos para um mundo mais justo.

    Em resposta à carta da Marlene, a Europa está legitimamente preocupada com o bem-estar dos animais, basta verificar o histórico das leis de bem-estar animal na pecuária do Reino Unido.

    O site do DEFRA é um bom começo. Podemos esperar restrições comerciais cada vez maiores com base no bem-estar dos animais de produção. Precisamos amadurecer nossas opiniões, duvidar das intenções de melhorar a qualidade de vida dos animais por causa da necessidade de identificá-los por brinco é sinal de que o assunto precisa ser mais estudado por aqui.