A Comissão Européia lançou na semana passada o “Plano de Ação Europeu para Alimentos e Agricultura Orgânicos”. Seu objetivo é facilitar o desenvolvimento da produção agrícola orgânica na União Européia (UE).
A Comissão propôs uma lista de 21 medidas políticas concretas para serem implementadas, como uma melhora nas informações sobre a produção orgânica, otimização do suporte público via desenvolvimento rural, melhoria nos padrões de produção e fortalecimento de pesquisas. Este plano veio em resposta ao rápido aumento no número de produtores orgânicos e à forte demanda dos consumidores durante os últimos anos. Ele foi baseado em extensas consultas com os Estados Membros e acionistas. O Plano de Ação será apresentado no próximo Conselho de Agricultura.
“A promoção de produtos de qualidade e que não causam danos ao meio ambiente é o objetivo principal da nova e reformada Política Agrícola Comum (PAC). Este é o motivo pelo qual nós queremos melhorar a produção de orgânicos levando informações aos consumidores, fortalecendo o sistema de controle e melhorando a pesquisa”, disse o comissário da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescado da UE, Franz Fischler.
Fonte: Europa.eu.int, adaptado por Equipe BeefPoint