Em um sistema comercial chamado de acordos de “duplo lucro” entre a União Européia (UE) e alguns países candidatos a fazer parte do bloco, a Comissão Européia recebeu, na semana passada, uma proposta visando a liberalização adicional do comércio agrícola com a Lituânia, país que antigamente pertencia à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
A proposta prevê uma liberalização total da maioria das tarifas ad valorem (por exemplo, para frutas e vegetais frescos ou preparados, sucos ou carnes processadas). A proposta também inclui a remoção das tarifas de exportação e a eliminação de cotas tarifárias de importação de trigo, centeio e aveia, carne bovina e de vitelo, carne ovina, produtos lácteos e melados. A maioria dos outros setores – incluindo carne suína, carne de frango, óleos e gorduras, e uma grande quantidade de frutas e vegetais – foi liberalizada em 2000.
Em paralelo a isso, as autoridades da Lituânia estão em processo de implementação de um acordo de concessão para exportações da UE à Lituânia. Isso irá, de forma geral, refletir as concessões que a UE concedeu ao país.
O comissário da Agricultura da Comissão Européia, Franz Fischler, disse que essa facilitação do comércio entre os dois países, antecedendo à adesão de países candidatos à UE, faz parte da estratégia do bloco de preparar os dois lados para aumentar o mercado. A proposta, agora, será analisada pelo Conselho e entrará em vigor em 1o de julho de 2002.
Fonte: Just-Food.com, adaptado por Equipe BeefPoint