Os produtores britânicos ficaram satisfeitos com a última decisão tomada pela União Europeia de aumentar a idade de teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) para 72 meses (de 48 meses) para animais saudáveis abatidos. "A segurança dos consumidores é sempre de grande importância para os produtores e, com relação à EEB, percebemos a necessidade de controles rígidos no passado", disse o presidente do Comitê de Pecuária da União de Produtores Rurais (NFU) da Inglaterra, Alistair Mackintosh. "Entretanto, o momento é certo para mudar para um nível de proteção mais baseado na ciência. Como produtores, queremos ver regulamentações que são baseadas em riscos e usar evidências científicas atualizadas".
Os produtores britânicos ficaram satisfeitos com a última decisão tomada pela União Europeia (UE) de aumentar a idade de teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) para 72 meses (de 48 meses) para animais saudáveis abatidos.
O Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal da UE votou por permitir que os 22 estados membros, incluindo o Reino Unido, aumentassem a idade de teste para a presença de EEB nessa semana. Os atuais procedimentos de monitoramento e limites de idade permanecerão para Romênia, Bulgária, República Tcheca, Eslováquia e Polônia.
“A segurança dos consumidores é sempre de grande importância para os produtores e, com relação à EEB, percebemos a necessidade de controles rígidos no passado”, disse o presidente do Comitê de Pecuária da União de Produtores Rurais (NFU) da Inglaterra, Alistair Mackintosh. “Entretanto, o momento é certo para mudar para um nível de proteção mais baseado na ciência. Como produtores, queremos ver regulamentações que são baseadas em riscos e usar evidências científicas atualizadas. Nós temos visto o nível de casos de EEB caindo continuamente; agora, existem apenas alguns poucos casos na UE”.
A informação da NFU é de que a mudança nos testes de EEB entrará em vigor a partir de 1 de julho de 2011 e é baseada na opinião científica fornecida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Europa em dezembro de 2010.
A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.