Ritmo de atividade da economia brasileira desacelera
28 de fevereiro de 2011
Crise que se alastra pelos países árabes aumenta os preços do agronegócio
28 de fevereiro de 2011

UE muda regulamentos para testes de EEB

Os produtores britânicos ficaram satisfeitos com a última decisão tomada pela União Europeia de aumentar a idade de teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) para 72 meses (de 48 meses) para animais saudáveis abatidos. "A segurança dos consumidores é sempre de grande importância para os produtores e, com relação à EEB, percebemos a necessidade de controles rígidos no passado", disse o presidente do Comitê de Pecuária da União de Produtores Rurais (NFU) da Inglaterra, Alistair Mackintosh. "Entretanto, o momento é certo para mudar para um nível de proteção mais baseado na ciência. Como produtores, queremos ver regulamentações que são baseadas em riscos e usar evidências científicas atualizadas".

Os produtores britânicos ficaram satisfeitos com a última decisão tomada pela União Europeia (UE) de aumentar a idade de teste para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) para 72 meses (de 48 meses) para animais saudáveis abatidos.

O Comitê Permanente da Cadeia de Alimentos e Saúde Animal da UE votou por permitir que os 22 estados membros, incluindo o Reino Unido, aumentassem a idade de teste para a presença de EEB nessa semana. Os atuais procedimentos de monitoramento e limites de idade permanecerão para Romênia, Bulgária, República Tcheca, Eslováquia e Polônia.

“A segurança dos consumidores é sempre de grande importância para os produtores e, com relação à EEB, percebemos a necessidade de controles rígidos no passado”, disse o presidente do Comitê de Pecuária da União de Produtores Rurais (NFU) da Inglaterra, Alistair Mackintosh. “Entretanto, o momento é certo para mudar para um nível de proteção mais baseado na ciência. Como produtores, queremos ver regulamentações que são baseadas em riscos e usar evidências científicas atualizadas. Nós temos visto o nível de casos de EEB caindo continuamente; agora, existem apenas alguns poucos casos na UE”.

A informação da NFU é de que a mudança nos testes de EEB entrará em vigor a partir de 1 de julho de 2011 e é baseada na opinião científica fornecida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Europa em dezembro de 2010.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Comments are closed.