Reposição Fêmea Nelore – 11/12/07
11 de dezembro de 2007
IBGE registra diminuição de 0,6% do rebanho brasileiro
13 de dezembro de 2007

Universidade do Boi e da Carne promove curso em Campinas (SP)

A Unicamp sediou o módulo III do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas promovido pela Universidade do Boi e da Carne. As aulas, que aconteceram nos dias 6 e 7 de dezembro foram divididas em teóricas, ministradas na Casa do Professor Visitante (CPV), e práticas, realizadas no Laboratório da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e o tema abordado foi a "Qualidade da Carne".

O terceiro módulo do Curso de Formação de Jurados abordou o tema “Qualidade da Carne” e contou com a participação de 35 alunos

A Unicamp sediou o módulo III do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas promovido pela Universidade do Boi e da Carne. As aulas, que aconteceram nos dias 6 e 7 de dezembro foram divididas em teóricas, ministradas na Casa do Professor Visitante (CPV), e práticas, realizadas no Laboratório da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e o tema abordado foi a “Qualidade da Carne”.

Dentre os assuntos abordados em aulas teóricas, os inscritos puderam conhecer mais sobre a importância da carne para a nutrição humana, conservação da carne pelo frio, microbiologia e maturação de carnes, artifícios técnicos para melhorar a palatabilidade da carne e sobre embalagens. Além de conceitos teóricos, os 35 alunos tiveram a oportunidade de acompanhar na prática, uma desossa de traseiro, medidas de cor, maciez por cisalhamento em aparelho Warner Bratzler, capacidade de retenção de água por prensagem e uma análise sensorial.

Um dos professores do curso, a nutricionista e Doutora em alimentos e nutrição humana, Mírian Corrêa, ressaltou a necessidade da carne bovina em uma dieta balanceada e suas porções diárias, destacou também, a importância em conceituar profissionais do setor produtivo com argumentos científicos sobre a importância da carne na nutrição humana. “O polêmico tema gerou discussões de alto nível, colaborando com o engrandecimento do curso e o aprendizado dos alunos”.

Edmar Leonelo, que é coordenador de rastreabilidade do Frigorífico Friboi, procurou o curso para aperfeiçoar o trabalho com a sua equipe e afirmou que “o curso gerou novas alternativas e com isso, iremos propor novos projetos para empresa”. Ele ainda comentou sobre a importância das aulas realizadas nos laboratórios da FEA: “Aprender na prática, certamente acrescenta ainda mais. O segundo dia foi muito eficiente, pois tivemos o contato direto com a carne”.

Já o médico veterinário, mestre em produção animal, professor da Uniderp (Dourados/SP) e proprietário da InVitro Paraguai, Rafael Ferreira Soria, falou da importância do curso para a pecuária e ressaltou a iniciativa deste módulo, que tratou especificamente da qualidade da carne bovina. “Um curso como esse só vem somar aos profissionais ligados ao setor. O propósito da Universidade do Boi e da Carne, de mostrar toda a cadeia de produção deixa clara a sua preocupação, que é contar com profissionais no mercado que possuam uma visão global do sistema, especificando como se pode trabalhar para atingir diretamente o consumidor”, afirma Soria.

Para o módulo IV – Prática de Julgamento de Carcaça, que acontece durante o ano de 2008, estarão aptos a auxiliarem nos julgamentos, 21 alunos. A Universidade do boi e da Carne conta com o apoio da Vallée S/A.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de comunicação da ACNB (ContatoCom > Comunicação Integrada)

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress