Alta demanda por carnes na África cria oportunidades
17 de junho de 2016
Agroconsult: mercado de milho deve se estabilizar no 2º semestre de 2017
17 de junho de 2016

Uruguai busca um tratado de livre comércio com a China

O governo uruguaio tornou oficial o interesse em assinar um tratado de livre comércio com a China, que poderia ser negociado de forma bilateral ou em conjunto com o Mercosul. O chanceler, Rodolfo Nin Novoa, disse que ambas as nações estão “trabalhando com muita força” para alcançar essa meta, por exemplo, por intermédio de visitas oficiais e negociações técnicas no plano alimentar.

“Prefeririamos ir todos juntos (Mercosul), temos algumas dificuldades, entre outras coisas, porque o Paraguai tem relações diplomáticas com Taiwán, ainda que isso nos pareça que não seria um impedimento”.

A China é o principal cliente para muitos produtos agropecuários do país, entre outros; o que permitiria abrir caminho a uma exportação mais fluida e sem tarifas. O Uruguai paga 12% para entrar com carne bovina na China, enquanto outros países, como Austrália e Nova Zelândia, pagam menos tarifas.

Em outubro, o presidente, Tabaré Vázquez visitará a China e novos avanços sobre um possível tratado de livre comércio poderão ser feitos.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress