Reposição Fêmea Nelore – 26/03/08
26 de março de 2008
Os vários interessados na carne brasileira
28 de março de 2008

Uruguai: escassez de gado impede resultados melhores

A pecuária uruguaia encontra boas perspectivas de crescimento pela demanda internacional e altos preços nos mercados, mas tem problemas de oferta que não permitem otimizar os resultados.

A pecuária uruguaia encontra boas perspectivas de crescimento pela demanda internacional e altos preços nos mercados, mas tem problemas de oferta que não permitem otimizar os resultados, de acordo com reportagem do La Nación.

Uma delegação de empresários, técnicos do setor e funcionários do Governo voltou ao Uruguai com muito entusiasmo após sua passagem na Feira Alimentar 2008, em Barcelona, Espanha. Porém, além de entusiasmo, a delegação uruguaia voltou a seu país com dúvidas sobre a capacidade do setor para aproveitar as condições que perceberam como positivas.

O documento do Governo sobre a pecuária em 2008 antecipava esta visão: “Conclui-se que persistem as expectativas favoráveis e que coincide com as dos agentes do setor, o que se evidencia nos altos preços da terra e dos animais. A oferta dos maiores exportadores pode ter algumas limitações pelos preços dos principais insumos, enquanto a demanda parece continuar com sua etapa de fortalecimento”.

O presidente da Associação da Indústria Frigorífica do Uruguai (Adifu), José Costa, disse que “essas perspectivas estupendas” para a exportação não podem ser aproveitadas pela falta de oferta suficiente do produto.

As cotações das carnes exportadas pelo Uruguai registraram nos primeiros dois meses e meio do ano um aumento de 35% com relação ao mesmo período de 2007.

“O Uruguai deveria estar abatendo muito mais para poder aproveitar essas maiores possibilidades de negócios que oferecem os importadores europeus, mas lamentavelmente, não temos oferta suficiente de gado preparado para o abate”, disse Costa. “Não é fácil operar com preços elevados do gado e com oferta reduzida”.

Ele disse que o problema deve ser estudado “a fundo” não somente na indústria frigorífica, mas também, em toda a cadeia da carne. “É um assunto que preocupa a todos, desde a cria de bezerros, à falta de gados pelos problemas de seca, pelo aumento dos grãos e outros fatores”.

0 Comments

  1. Claudio Alberto Zenha Carvalho disse:

    O “colega” lá do Uruguai representante dos frigoríficos se esquece dos muitos anos de oferta abundante e de preços irrisórios da @? E a quantidade de pecuaristas que pagaram p/ produzir a carne, usada até em demagogia política? E as dívidas impagáveis de muitos, que saÍram até do ramo,por impossibilidade de prosseguir na atividade? E a expansão indecente do setor frigorífico em detrimento do setor produtivo?