Mercados Futuros – 15/10/07
15 de outubro de 2007
Pouca oferta de boi gordo força alta nos preços
17 de outubro de 2007

Uruguai passará por novas auditorias sanitárias

Entre os dias 4 e 12 de novembro, a cadeia de carnes do Uruguai espera a auditoria anual da União Européia (UE), destinada a corroborar a situação sanitária do país e reabilitar os 23 frigoríficos exportadores.

Entre os dias 4 e 12 de novembro, a cadeia de carnes do Uruguai espera a auditoria anual da União Européia (UE), destinada a corroborar a situação sanitária do país e reabilitar os 23 frigoríficos exportadores, segundo informou o El País.

A União Européia (UE) é um mercado de grande potencial para a carne bovina uruguaia, e mais ainda para a carne ovina.

Nesta nova auditoria, o Uruguai tem algumas vantagens, não somente “está eliminando as poucas observações das visitas anteriores, mas também, está implementando algumas outras soluções”, confirmou o diretor da Divisão Indústria Animal do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Héctor Lazaneo.

A implementação da rastreabilidade obrigatória aos bezerros – um requisito que será fundamental para entrar na UE a partir de 2010 -, a ratificação do melhor status sanitário quanto à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) e as medidas para evitar a entrada desta doença, são pontos a favor que pesarão forte na nova auditoria. Os técnicos não somente visitarão frigoríficos, mas também, revisarão os sistemas de criação, o bem-estar animal e os sistemas de prevenção de doenças utilizados no Uruguai.

O Uruguai também espera auditorias do México para a carne bovina desossada e maturada, reabilitando os frigoríficos exportadores. Também será feita auditoria da Rússia para todas as carnes e miúdos, mas com a particularidade de incluir também o protocolo sanitário para a entrada de bovinos de raças de corte e de leite em pé (vivos), em que o país tem muito interesse. Em ambos os casos, ainda não está definida a data nem confirmada a agenda.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress