O Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) publicou o primeiro informe semanal de pesos médios, rendimentos e dressing de novilhos e vacas gordas. Os primeiros dados, correspondentes à semana de 22 a 28 de setembro, estabelecem que a média geral de dressing de todos os frigoríficos foi de 9,8%, lembrando que foram avaliados 25 frigoríficos nessa primeira semana, para a categoria de novilhos de mais de 380 quilos, dos quais foram abatidos um total de 13.573 animais.
O Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC) publicou o primeiro informe semanal de pesos médios, rendimentos de carcaça e de toalete de novilhos e vacas gordas. Os primeiros dados, correspondentes à semana de 22 a 28 de setembro, estabelecem que a média geral de dressing (perda de rendimento após a toalete) de todos os frigoríficos foi de 9,8%, lembrando que foram avaliados 25 frigoríficos nessa primeira semana, para a categoria de novilhos de mais de 380 quilos, dos quais foram abatidos um total de 13.573 animais.
O dressing (perda de rendimento na toalete da carcaça) é medido com o peso de duas das seis balanças oficiais do INAC dentro de cada frigorífico do Uruguai. A balança 3 pesa a carcaça antes da toalete, e a balança 4, que é a mais usada para precificação no Brasil e no Uruguai, pesa a carcaça depois da toalete. Quando maior a percentagem de dressing, maior a perda na toalete, o que no Brasil poderíamos chamar de frigorífico com “faca pesada”.
A planta que teve a maior porcentagem de dressing na categoria de novilhos foi o frigorífico Las Piedras, 12,4%, seguido por Chiadel S.A., 12,3%. Dentro dos frigoríficos que tiveram abates significativos, a planta que teve um menor dressing foi Copayan S.A., que abateu nessa semana 425 novilhos e teve um dressing de 6,4%. Por sua vez essa planta, junto com o frigorífico San Jacinto, foram as que tiveram o maior rendimento na quarta balança, 56,1% em média. A média geral do rendimento na quarta balança foi de 54,8%.
Com relação às vacas de mais de 370 quilos, abatidas na mesma semana, totalizaram 6.158 e a média geral de dressing foi de 8,9%. O Frigorífico Las Piedras foi o que teve a maior porcentagem de dressing, 11,8%, e o rendimento geral médio na quarta balança foi de 51,4%.
Essa informação será publicada pelo INAC todas as quartas-feiras e qualquer produtor pode ter acesso a ela no link: www.inac.gub.uy.
Comentário BeefPoint: Parabéns ao Uruguai! Mais um passo adiante no aumento da transparência, informação e confiança nas relações da cadeia. Agora o produtor pode saber toda semana quais frigoríficos tem maior ou menor dressing (faca mais pesada ou mais leve na toalete) e usar essa informação para negociar melhor seus animais. Podem escolher qual frigorífico vão abater e inclusive negociar seus animais com base no peso da terceira balança, peso antes da toalete, o que não é incomum por lá. Nossos parabéns pelo trabalho do INAC, podemos e devemos aprender mais com eles.
Fonte: Consultoria Tardaguila e INAC, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
1 Comment
Parabéns pelo trabalho e que segue de modelo as frigoríficos do Brasil.