Cepea: Com menor oferta de milho, Indicador atinge R$ 50,01/sc
9 de maio de 2016
Caiu em 10,1% a produção de carne bovina da Argentina
10 de maio de 2016

Uruguaios preveem um mercado de carnes mais ativo na China

Os diversos operadores uruguaios vinculados ao setor de carnes que participaram da Feira SIAL, na China, concordaram que existem expectativas de um mercado mais ativo nos próximos meses.

A China apesar de ter moderado seu crescimento econômico, mostra um dinamismo impactante em todos os níveis, tanto no desenvolvimento da infraestrutura, modernidade e grandiosidade de sua construção, nível de parque automotor, crescimento e desenvolvimento do setor gastronômico, entre outras variáveis que sal relevantes para calibrar os segmentos de interesse para o setor exportador de carne, de acordo com o Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (INAC).

A opinião generalizada dos exportadores uruguaios e dos demais operadores comerciais presentes é que se mantém muito forte o interesse pelo produto uruguaio.

Um dos temas de maior interesse era calibrar o comportamento esperado do mercado, tanto na demanda do produto como nos preços, considerando a atividade de dois competidores nesse mercado: Austrália e Brasil.

O Brasil tem tido um espaço importante após obter habilitação das plantas mais importantes desde meados do ano passado e isso determinou uma pressão sobre o mercado que se refletiu em uma queda dos preços que manifestou no final do ano passado e começo desse ano.

Todos concordam que há uma menor pressão do Brasil, tanto no produto como no preço, possivelmente devido à situação cambial não tão favorável, e por um reposicionamento dos exportadores brasileiros no mercado após seu impulso inicial. No entanto, é necessário que o Uruguai tenha cautela, já que pode haver uma queda no consumo interno do Brasil, o que geraria um maior volume de oferta exportável.

Por outro lado, há uma menor pressão da Austrália, devido à queda nos abates e preços em alta de sua matéria-prima.

Fonte: El Observador, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress