Austrália pesquisa sustentabilidade em pastagens
12 de dezembro de 2003
USMEF promove carne bovina no varejo da Rússia
12 de dezembro de 2003

USDA alerta sobre importância do cozimento e correta manipulação da carne bovina moída

O Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (FSIS/USDA) lançou um alerta de saúde pública para lembrar aos consumidores sobre a importância de seguir as orientações de segurança dos alimentos ao manipular e preparar carne bovina moída crua. Os consumidores foram alertados para não comer carne moída crua ou não cozida o suficiente.

O Departamento de Saúde Pública e Serviços de Família de Wisconsin informou recentemente o FSIS sobre uma epidemia de Salmonella, informando que o consumo ou a manipulação de carne bovina moída crua ou mal-cozida é o veículo suspeito da doença.

O alimento contaminado com Salmonella pode causar salmonelose, uma das doenças causadas por bactérias de alimentos mais comuns. A meta da campanha é educar os consumidores sobre quatro passos simples que eles podem tomar para reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos:

  • Cozinhar a carne bovina moída até uma temperatura interna segura de 160ºF (cerca de 71,11ºC);
  • Separar a carne crua dos alimentos cozidos ou prontos para comer para evitar contaminação cruzada;
  • Limpar o termômetro depois de utilizá-lo. Certificar-se de que está utilizando utensílios e recipientes limpos. Lavar as mãos freqüentemente;
  • Resfriar as sobras de alimentos no refrigerador ou no freezer até duas horas após a retirada do alimento do fogão ou do forno. Em dias quentes ou temperaturas acima de 32,2ºC, refrigerar ou congelar os alimentos em até uma hora. Certificar-se de que a temperatura do refrigerador está em 4,4ºC ou abaixo, ou -17,7ºC ou menos no freezer. Checar a temperatura ocasionalmente, com o termômetro do refrigerador/freezer.

“Como a cor não é um indicador confiável de que os produtos de carnes vermelhas e de aves estão perfeitamente cozidos, um termômetro de alimentos é a única forma de saber se o alimento atingiu uma temperatura alta o suficiente para destruir a bactéria”, alertou o USDA.

O órgão ressaltou que o termômetro de alimentos deveria ser usado para assegurar que os hambúrgueres feitos de carne bovina moída fossem cozidos a uma temperatura interna de 160ºF (71,1ºC). Cortes assados, filés e carnes em pedaços de bovino, vitelo ou ovinos precisam ser cozidos a uma temperatura interna de 145ºF (62,78ºC) para um produto mal-passado e a 160ºF (71,1ºC) para bem-passado.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.