O confinamento de gado deve atingir neste ano a marca histórica de cinco milhões de animais, prevê o médico veterinário e gerente de mercado da Agroceres Multimix, Victor Walzberg, durante o V Seminário Confinatto, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
“A escassez de pastagens e os excelentes preços pagos ao produtor devem levar a uma antecipação de todos os confinamentos neste ano, que devem começar já em abril e se estender até o mês de novembro” – avalia Victor.
Para o especialista, os preços históricos atingidos neste ano, com a arroba ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 100,00 nesta época do ano também deve estimular o confinamento. “Apesar de a produção brasileira de carne ter atingido níveis recordes, as exportações acompanharam este crescimento, impulsionada pela combinação de demanda forte com falta de oferta no mercado internacional”, ressalta.
Consagrado pelo elevado nível técnico das palestras, o Seminário Confinatto, organizado pela Agroceres Multimix, reuniu cerca de 200 participantes entre produtores,engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores e analistas de mercado.
O evento foi aberto na última quinta-feira, dia 20 de março, às 14h, pelo Diretor de Marketing e Vendas da Agroceres Multimix, Ricardo Ribeiral. Logo depois, o pesquisador científico da Apta de Colina e Professor em Zootecnia da FCAV-Unesp, Gustavo Siqueira, destacou “Estratégias de suplementação para acelerar ganho de peso do animal anterior à terminação”. O sócio-fundador da Beef & Veal Consultoria, Roberto Barcellos, com a palestra: “Como atingir o mercado da carne de qualidade: erros e acertos”.
No dia 21, a palestra “Dietas de alto concentrado – limitação de fibra (FDN) e alternativas de volumoso”, ministrada pelo Diretor técnico da Coan Consultoria, Rogério Coan. Em seguida, o Sócio-fundador do BeefPoint, Miguel Cavalcanti, com a palestra “Perspectivas para o mercado de boi e das commodities em 2014”.
Fonte: Agroceres Multimix, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.